A Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quinta-feira (9), nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Investigação
As ações realizadas têm o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.
Diligências
Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
Denúncias
A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias.
Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do Fala.BR. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.
O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, citar o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.
Assessoria Especial de Comunicação Social da Controladoria-Geral da União
Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/10/cgu-e-pf-deflagram-nova-fase-da-operacao-sem-desconto