As 6 novas agências de Turismo Social funcionam nas unidades do Sesc em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Vila Velha e em Vitória
O Sesc-ES abriu seis novas agências de Turismo Social no Espírito Santo, nas unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Vila Velha e no Sesc Glória, em Vitória. A capital já conta com uma agência no Parque Moscoso, no Centro. A iniciativa é um marco da atual gestão do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, sob a presidência de Idalberto Moro, que tem o turismo como objetivo estratégico da sua gestão. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, 11 de setembro, em recepção para convidados, no Centro Cultural Sesc Glória.
Para o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, além de atender à crescente demanda por roteiros acessíveis, inclusivos e inovadores, a iniciativa fomenta o turismo regional, amplia as oportunidades econômicas e culturais, e se alinha às diretrizes institucionais do Sesc e da Câmara Empresarial do Turismo (CET-ES) para o fortalecimento sustentável do turismo capixaba.
“As novas agências contribuem para fortalecer o Sesc como agente impulsionador do turismo social no Estado, para descentralizar e ampliar a experiência dos turistas e incentivar o comércio e a economia local. Também é uma forma de validar novos roteiros turísticos”, explica Toniato. O Turismo Social do Sesc tem como objetivo democratizar o acesso ao turismo e ao lazer de qualidade, por meio de experiências planejadas, voltadas ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e aos seus dependentes.
“Com uma programação para toda a família, ofertamos passeios e excursões de qualidade, com valores subsidiados pelo Sesc e formas de pagamento mais acessíveis, com saída de Linhares, de Cachoeiro, de Colatina, de São Mateus, com destinos variados pelo estado, permitindo que o capixaba conheça cada vez mais seu estado, as belezas, a história, a cultura e as potencialidades”, reforça Mônica Velasques, diretora de Turismo, Lazer e Hospitalidade do Sesc-ES.
Ela destaca a importância do turismo como integração social. “É uma experiência que contribui para que as pessoas entendam as origens e as diferenças de cada território, os usos e costumes de cada povo e enriquece a sociedade”, afirma Mônica Velasques. Os roteiros contemplam eixos inovadores e temáticos, com base no Mapa do Turismo do ES, evidenciando a cultura, a gastronomia, o meio ambiente e a história locais, proporcionando desenvolvimento solidário e sustentável nas 10 regiões contempladas.
Os passeios são feitos em transportes turísticos, incluindo seguro viagem. Os turistas vivenciam a troca de experiências com as comunidades, conhecendo tradições e manifestações regionais, com auxílio de um guia profissional cadastrado no Ministério do Turismo que acompanha todo o passeio. “A expansão do turismo social do Sesc-ES é mais uma ação estruturante realizada pelo Sistema Fecomércio-ES que busca fortalecer o turismo do Espírito Santo como atividade econômica e social”, diz o presidente da Fecomércio-ES.