in

Democratizando BIM: em webinário, ABDI apresenta iniciativa itinerante para capacitação de gestores públicos

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nesta quarta-feira (6/8), do webinário Disseminação da Pesquisa sobre o Uso da Modelagem da Informação da Construção (BIM) na Administração Pública Federal, ao lado dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para falar de BIM no setor público.

Durante o evento on-line, o analista de Inovação e Produtividade da ABDI, Leonardo Santana, apresentou a Caravana Democratizando BIM: Agentes Públicos, iniciativa da Agência que percorre o país para capacitar gestores públicos na aplicação da metodologia Building Information Modeling (BIM) em processos de contratação e execução de obras públicas.

O BIM é uma metodologia que permite a modelagem digital de obras, integrando informações de todas as fases do projeto, do planejamento à manutenção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Em dois dias e meio, a capacitação nas Caravanas aborda desde a nova Lei de Licitações até os critérios de julgamento de propostas, passando por gestão de riscos, elaboração de termos de referência, uso de ferramentas de modelagem e controle de qualidade — ou seja, oferece um panorama geral sobre a metodologia. Não se trata de um curso de treinamento em software, mas de uma formação estratégica, que proporciona uma visão abrangente do BIM no setor público e das necessidades específicas de cada órgão”, explicou o analista.

Ele destacou que a proposta das Caravanas é qualificar os agentes públicos para ampliar a eficiência, a transparência e a inovação nas obras públicas. “O estado anfitrião precisa mobilizar também os agentes que atuam nos municípios. Dessa forma, eles se tornam replicadores em seus órgãos, contribuindo para a escalabilidade da metodologia BIM”, completou.

A capacitação itinerante teve início em maio deste ano, em Sergipe, e já passou pelo Rio Grande do Sul e pelo Maranhão (foto em destaque). Estão confirmadas novas edições no Piauí, ainda em agosto; em Pernambuco, em setembro; em Alagoas, em outubro; e na Bahia, no mês de novembro. Além das Caravanas, a ABDI, disponibiliza versões on-line do curso Democratizando BIM, disponíveis na Escola de Governo da Enap.

A ação integra a Nova Estratégia Nacional de Disseminação do BIM e tem como foco a formação de servidores públicos que atuam diretamente com obras e serviços de engenharia e arquitetura,, em conformidade com a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que estabelece o uso preferencial do BIM em contratações públicas.

Mapeamento

Durante o webinário, a coordenadora de Ações Estratégicas para a Construção Civil do MDIC, Alessandra Teixeira, elogiou a iniciativa da ABDI com as caravanas estaduais e informou que está em andamento um mapeamento que vai nortear o plano de trabalho da Nova Estratégia BIM-BR.

A Pesquisa sobre o Uso da Modelagem da Informação da Construção (BIM) na Administração Pública foi criada para identificar o nível de adoção da metodologia nas esferas distrital, estadual e municipal. Para a ABDI, por exemplo, as informações serão usadas como insumo para apoiar ainda mais os estados nas próximas Caravanas.

“Esse levantamento é de extrema importância para sabermos quais estados e municípios estão avançando na metodologia e quais ainda estão dando os primeiros passos. Essa é uma das ações do plano de trabalho, e as respostas são fundamentais para a condução de políticas públicas”, destacou a coordenadora.

A pesquisa contempla informações como o nível de conhecimento básico sobre BIM nos órgãos públicos, o uso de softwares específicos e a publicação de editais em BIM.

As respostas dos gestores públicos podem ser enviadas por meio de um formulário com 17 perguntas, disponível até o dia 29 de agosto, no formulário.

Foto: Larissa Cristina

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/democratizando-bim-em-webinario-abdi-apresenta-iniciativa-itinerante-para-capacitacao-de-gestores-publicos/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como a Inteligência Artificial está redefinindo o Venture Capital

Em 12 meses, desmatamento cai 20% no Cerrado e sobe 4% na Amazônia