in

DF não vai ampliar faixa etária para vacinação contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que não vai ampliar a faixa etária definida para a vacinação contra a dengue. Desta forma, apenas quem tem entre 10 e 14 anos pode ser imunizado contra a doença.

Segundo a secretaria, as doses disponíveis no Distrito Federal têm validade até dezembro de 2025 e, portanto, não atendem ao critério de ampliação citado em nota técnica do Ministério da Saúde.

Entenda

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vacina Qdenga é aplicada em crianças de 10 a 14 anos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na última sexta-feira (14), o ministério informou que vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a pasta, as doses em questão também poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação. O objetivo é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população.

De acordo com a nota técnica, as doses com prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas ou aplicadas em uma faixa etária ampliada que contempla crianças e adolescentes de seis a 16 anos.

Já no caso de doses que têm apenas um mês de validade, a vacinação contra a dengue poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina – de quatro a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

 

*Matéria foi atualizada às 16h15 para correção de informação. As doses disponíveis no DF têm validade até dezembro de 2025. 

Fonte Oficial: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-02/df-nao-vai-ampliar-faixa-etaria-para-vacinacao-contra-dengue

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hamas confirma libertação de seis reféns

CNPE autoriza participação brasileira em fórum da Opep+