in

Realização de Assembleias Gerais Ordinárias à distância e aumento do prazo dão segurança jurídica para empresas – FecomercioSP

MP e regulamentação flexibilizam a realização das assembleias em formato online para participação e voto a distância em sociedades anônimas, sociedades limitadas e cooperativas
(Arte: TUTU)

A possibilidade de implementar Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) a distância somada à prorrogação do prazo, para realizá-las durante a pandemia do novo coronavírus, trouxeram segurança jurídica para as sociedades anônimas (S/As), as companhias limitadas (LTDAs) e as cooperativas. Isso porque o distanciamento social – para prevenir a transmissão comunitária do novo covid-19 – impede a aglomeração de pessoas e inviabiliza os encontros presenciais. 

As ações constam na Medida Provisória n.º 931, publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de março, na Instrução Normativa nº 79 do Departamento Nacional de Registro (Drei) e na Instrução CVM 622 que regulamentam a norma. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende que a MP e as regulamentações facilitam o funcionamento das empresas ao simplificarem a rotina desses procedimentos. Tal alteração tem a capacidade de melhorar o ambiente de negócios do País mesmo após a pandemia do covid-19.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira mais orientações para atenuar o impacto da crise:
Entenda como fica o pagamento dos impostos durante a pandemia de coronavírus
Conheça as reivindicações da FecomercioSP aos governos federal, estadual e municipal
Convenções coletivas devem dar suporte a empregos após a pandemia

Com as mudanças, as empresas com exercícios sociais encerrados entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de março de 2020 terão até sete meses a mais para a realização das AGOs e as reuniões e assembleias poderão ocorrer na modalidade semipresencial (participação e voto se realizam presencialmente ou a distância) e digital (exclusivamente online).

Nesses formatos, os acionistas, sócios ou associados poderão votar de duas formas: pelo envio de um boletim de voto a distância ou por meio de participação remota, via sistema eletrônico. Este sistema adotado precisa garantir não só a segurança, a confiabilidade e a transparência do encontro como também das decisões tomadas. A gravação integral da reunião ou assembleia deverá ficar arquivada na sede da sociedade.

Outra alteração da MP que altera a Lei das S/As, o Código Civil e a Lei das Cooperativas está na prorrogação dos mandatos de administradores, conselheiros e membros de outros comitês de todas as empresas.

A MP também permite ao conselho de administração da empresa ou a diretoria das S/As – se não existir o conselho – decidir sobre a distribuição dos dividendos sem a necessidade de esperar a realização da AGO. 

A MP tem poder de lei e passou a valer a partir da sua publicação, mas ainda precisa ser analisada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

 

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Receita Federal já recebeu mais de 12,4 milhões de declarações do IRPF 2020

As incertezas da retomada do trabalho, por José Pastore – FecomercioSP