A Fundação Wikimedia, que coordena a enciclopédia online Wikipedia, criticou nesta quarta-feira (29) a fabricante de roupas de montanhismo The North Face e a agência de publicidade Leo Burnett, que substituíram imagens de picos e montanhas na plataforma por fotos que continham conteúdo da marca.

A ideia por trás da ação da The North Face era colocar a marca no topo de buscas orgânicas no Google sem pagar nada por isso. A Fundação Wikimedia negou qualquer envolvimento com a campanha e reiterou que não são eles que determinam, escrevem ou editam o conteúdo que existe na Wikipedia, o que é feito por voluntários ao redor do mundo.

Já que a maioria das primeiras fotos que aparecem em uma busca no mecanismo do Google é de alguma imagem da Wikipedia, a The North Face enviou equipes fotográficas para diversos pontos de escalada e aventura ao redor do mundo — vários deles no Brasil — e depois colocou as imagens produzidas em artigos sobre esses lugares na Wikipedia.

“Quando companhias como a The North Face tiram vantagem da confiança que você tem na Wikipedia apenas para te vender roupas, você deveria ficar furioso. As ações deles foram diretamente contrárias ao espírito, propósito e políticas da Wikipedia, que são de fornecer conhecimento neutro, baseado em fatos, para o mundo”, disse a Fundação Wikimedia em nota.

Trecho de vídeo publicado pela The North Face mostra edição de artigo na Wikipedia, que substituiria a imagem do artigo por uma feita pela empresa. — Foto: Reprodução

Trecho de vídeo publicado pela The North Face mostra edição de artigo na Wikipedia, que substituiria a imagem do artigo por uma feita pela empresa. — Foto: Reprodução

A The North Face inclusive apresentou um vídeo, mostrando como o caso tinha sido bem sucedido. A ação de marketing foi veiculada em um site especializado em publicidade.

Depois de ser criticada publicamente por editores da Wikipedia e pela Fundação Wikimedia, a The North Face afirmou que descontinuou a campanha publicitária. “Nós acreditamos na missão da Wikipedia e pedimos desculpa por termos compactuado com atividade incondizente com esses princípios”, disse a fabricante de roupas também em nota.

Segundo a Wikipedia, voluntários já removeram as imagens da The North Face dos artigos que foram modificados e que esses artigos estão sendo reavaliados para verificar se eles atendem os padrões de neutralidade da plataforma.

Fonte Oficial: G1

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.