(Foto: Shutterstock)

O governo da Venezuela está convertendo para Petro, a criptomoeda nacional, bolívares destinados a quem tem direito à aposentadoria paga pelo Estado. O problema é que a medida está sendo feita sem o consentimento dos cidadãos, segundo o Caracas Chronicles, site que cobre a situação do país em inglês.

De acordo com a reportagem, toda vez que os benefícios dos idosos ficam disponíveis, eles geralmente recebem uma notificação. Mas desta vez, precisamente no dia 7 de dezembro, eles receberam as seguintes mensagens — que se referiam ao bônus de Natal:

Plataforma da Pátria: CRÉDITO de Bs.S. 1.800,00 (bônus de natal no terceiro mês de 2018) em 12/07/2018

Plataforma da Pátria: DÉBITO de Bs.S. 1.800,00 para Poupança em Petro em 12/07/2018

Ao que se refere a poupança, o governo criou na plataforma ‘Pátria’ uma opção chamada ‘Plano de Poupança’ que sugere ao cidadão proteger seus bolívares da hiperinflação.

“Parece que eles estavam tão orgulhosos da nova função, que eles automaticamente convertiam o dinheiro das pessoas em petro”, diz a reportagem.

Mesmo os idosos que não se inscreveram no sistema receberam as mensagens de texto, afirmou o site, o que significa que, assim que se inscreverem, o dinheiro estaria esperando por eles desta forma.

(Fonte: Patria.org.ve)

Segundo o site, a conversão aconteceu depois que o governo enviou pela primeira vez os pagamentos em dinheiro para as carteiras de criptomoedas online.

Isso significa que o governo da Venezuela enviou os fundos aos pensionistas, retirou-os e os substituiu por um valor equivalente de petro.

Pensão na Venezuela

Embora os usuários possam conectar-se às suas carteiras e retirar seus fundos, a Petro ainda não pode ser usada. O beneficiário terá que convertê-la novamente para bolívares.

Normalmente, um pensionista receberia seu benefício mensal em bolívares por meio da plataforma ‘Patria’, transferiria o saldo para uma conta bancária e o retiraria em uma agência local, explicou a mídia.

(Fonte: Patria.org.ve)

No entanto, o que chama mais a atenção é o fato de como isso foi conduzido, sem um anúncio prévio ao cidadão. Outra coisa é que a maioria, assim como em qualquer lugar no mundo, ainda não sabe usar criptomoedas.

Outro ponto é que a Petro (fixada por Nicolás Maduro a poucos dias em 9.000 BsS de acordo com o salário mínimo venezuelano), assim como a maioria das criptomoedas, é instável.

No Twitter, o Caracas Chronicles questionou:

“O site da Petro diz que seu valor atual é de 15.071,56 bolívares soberanos (BsS). O que isso significa? Que Maduro provavelmente anunciará outro aumento do salário mínimo em breve – amanhã, talvez?”

A conversão das aposentadorias no sistema de pensão foi anunciada pela primeira vez pelo ditador venezuelano em agosto deste ano em um evento televisionado ao vivo.

O próximo passo para o governo, segundo a reportagem, seria adicionar uma maneira de gastar o dinheiro diretamente da página Pátria — e é aí que a Petro entra, pois a plataforma possui um sistema de integração entre a carteira Petro e a carteira Patria.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.