Clique para copiar

https://itforum365.com.br/sobrecarga-da-terra-como-podemos-mudar-essa-realidade/


Dia de sobrecarga da terra: o dia do ano em que nós usamos mais recursos naturais do que o planeta pode renovar em 365 dias. Este ano, a sobrecarga da terra acontece em 29 de julho, considerando o planeta, e no dia 31 do mesmo mês considerando apenas o Brasil. Em linhas gerais, é o dia mais adiantado da história. Há trinta anos, o dia de sobrecarga da terra havia sido em 15 de outubro, e, apesar do progresso que obtivemos nos últimos tempos, a data não para de subir no calendário.

Isso sinaliza a urgência da crise climática e da pressão nos ecossistemas naturais, além de mostrar que o momento certo de agir é agora. Até porque há boas notícias: é possível mudar o Dia de Sobrecarga da Terra! Nós podemos trabalhar juntos para engajar uma tecnologia ecologicamente correta, empregar soluções visionárias e #MudarAData de volta para o dia 31 de dezembro. Isso é viável se vivermos coletivamente dentro dos recursos naturais do nosso planeta.

A Global Footprint Network — uma organização de pesquisas sobre como mudar o jeito com o qual o mundo gerencia seus recursos naturais — e a Schneider Electric analisaram como mudar o dia de sobrecarga da terra. A pesquisa estima que, se 100% da infraestrutura predial e industrial existente estivesse equipada com tecnologia de energia renovável e eficiência energética — assumindo que não haja nenhuma mudança nos hábitos humanos —, o mundo poderia adiar a data em, pelo menos, 21 dias.

Agindo agora

O dia de sobrecarga da terra é uma chance de se perguntar se seu modelo de negócio tem compatibilidade planetária. Você é capaz de prosperar somente dentro dos recursos naturais do planeta? As empresas em todo mundo estão respondendo a esse chamado. Um crescente número está fazendo planos em logo prazo para operar em um mundo de recursos finitos e descobrindo que escolhas sustentáveis fazem sentido para um negócio sólido. De fato, o Relatório de Progresso das Empresas em Energia e Sustentabilidade 2019 da Schneider mostra que a quantidade de companhias pesquisadas que implementaram eficiência energética e projetos renováveis aumentou 12 pontos percentuais em apenas um ano.

Muitas histórias promissoras vêm dos clientes da Schneider, demonstrando que com colaboração e inovação nós podemos mover o Dia de Sobrecarga da Terra, e oferecer benefícios comerciais comprovados. Por exemplo, a Whirlpool Corporation, maior fabricante mundial de eletrodomésticos, tem como objetivo atingir zero desperdício nos aterros de suas instalações em todo o mundo, até 2020. A companhia contou com um sistema inteligente que fornece as informações das quais precisa para aumentar a eficiência, gerar valor e atingir suas metas de sustentabilidade, podendo projetar uma estratégia viável em 40 locais de fabricação. Com isso, três usinas no Brasil já atingiram as metas de desperdício zero para aterro, um ano antes do esperado, e mais locais estão obtendo ganhos significativos.

Outro destaque de eficiência e sustentabilidade fica por conta do Aquapolo, o maior empreendimento para produção de água de reuso industrial da América do Sul e o quinto maior do planeta. É responsável por produzir 1.000 litros de água de reuso por segundo para o Polo Petroquímico do ABC Paulista. Uma solução de conectividade, controle, automação e análise de dados possibilitou 30% de diminuição do consumo de energia, aumento de 25% da eficiência operacional e 25% de redução do custo de propriedade.

Juntos, podemos futuramente co-criar uma compatibilidade planetária, preservar os recursos naturais e proteger nosso planeta.

*Por Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil.

Fonte Oficial: IT Forum 365

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.