Numa época em que o regime militar promovia obras gigantescas pelo país, como a rodovia Transamazônica (que tinha como objetivo ligar o Norte ao Nordeste do Brasil), o Minhocão, uma das vias elevadas mais extensas do mundo foi erguida. Inaugurado no aniversário de 417 anos de São Paulo, mais precisamente no dia 25 de janeiro de 1971, o Elevado Presidente João Goulart tem uma história controversa e continua dividindo opiniões quanto à sua existência, mas hoje serve como área de lazer para os moradores vizinhos, já que abre aos finais de semana para pedestres.

Além disso, o movimento na região central próxima ao Minhocão aumentou significativamente nos últimos anos, devido à ocupação dos espaços públicos pelas pessoas e ressignificação dos mesmos. Com o movimento veio também o agito cultural: galerias de arte, boates, livrarias, cafés e bares tomaram conta dos bairros Vila Buarque, Campos Elísios, Santa Cecília e Água Branca. 48 anos depois, o Minhocão ganhou novo nome, novo significado e novos arredores.

Para comemorar o aniversário de 465 anos de São Paulo, montamos um roteiro de bares mais descolados próximos ao Elevado para você visitar neste verão.

CARACOL

Quase oculto numa das travessas do Minhocão, o Caracol é um dos lugares mais legais de São Paulo atualmente. Conhecido pelo seu sistema de som dos anos 70, importado de Oregon (EUA), o bar convida nomes nacionais para tocar o som noite adentro. Além da área interna que pode ser transformada em pista ao gosto do público, a área externa convida para um bate-papo tranquilo com amigos. A carta de drinks inclui clássicos e originais que merecem ser saboreados, além de um cardápio excepcional assinado pelo Chef Rafael Capobianco.

R. Jaguaribe, 76 – Vila Buarque, São Paulo – SP
 

Cama de Gato, um dos bares nos arredores do Minhocão (Foto: Divulgação)

CAMA DE GATO

O Cama de Gato, cuja ideia do nome veio durante uma partida de truco, tem como sócios duas figuras já conhecidas de São Paulo: André Bandim e Bruno Bocchese, também donos dos bares Mandíbula e Fel. O lugar propõe um clima despretensioso, com mesas e bancos largos em que pessoas podem sentar juntas sem necessariamente se conhecerem. Além disso, tem uma mesa de ping pong e trilha sonora composta por clássicos do rock.

R. Amaral Gurgel, 453 – Vila Buarque, São Paulo – SP

BURACO

Situado na Vila Buarque, numa escada escondida, o Buraco tem vibe intimista própria para dates ou duplas de amigos. Como carro-chefe, o drink de mesmo nome, o qual deve ser a primeira pedida da noite. O projeto do espaço é assinado pelo arquiteto Rodrigo Ohtake, e a carta de drinks pelo bartender Márcio Silva, do Guilhotina.

R. Dr. Cesário Mota Júnior, 281 – Vila Buarque, São Paulo – SP
 

Buraco, um dos bares nos arredores do Minhocão (Foto: Divulgação)

HEUTE BAR & BRUNCH

Um pouco mais pra cima do Minhocão, na Áureliano Coutinho, a modelo Ellen Milgrau e a vencedora da primeira temporada brasileira do Masterchef, Elisa Fernandes, abriram um novo canto para reunir amigos no happy hour ou para saborear um brunch aos sábados e domingos. A burrata acompanhada de tomates e picles já é a mais pedida da casa.

R. Áureliano Coutinho, 26 – Consolação, São Paulo – SP

+ 6 melhores lugares para tomar um café na cidade de SP
+ 6 vinhos refrescantes para curtir o verão
+ Clássico Daiquiri tem versão “black” com carvão ativado

KRAUT BAR

O Kraut é reduto certo para os amantes da capital alemã. Com uma carta de drinks variada, o cardápio é o que chama atenção, o qual contém opções de comida de rua de Berlim. Também serve almoço.

Endereço: Rua Barão de Tatuí, 405 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Fonte Oficial: GQ

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.