A Samsung ultrapassou a Procter & Gamble e assumiu o posto de empresa que mais investe em publicidade e promoção de vendas no mundo.

Segundo o ranking da AdAge, tradicional publicação americana que acompanha o setor de comunicação, a fabricante coreana aumentou seus gastos em 13% entre junho de 2017 a junho de 2018, chegando a US$ 11,2 bilhões em todo o mundo. A verba da P&G ficou praticamente inalterada, em US$ 10,5 bilhões.

Os números apurados pela AdAge para 100 grandes marcas incluem gastos com publicidade (TV, mídia impressa, internet e pontos de venda) e promoção de vendas.

O período analisado corresponde aos meses em que a Samsung teve que elevar investimentos para superar os problemas causados pelo recall do Galaxy Note 7, no fim de 2016, por conta de uma falha na bateria que poderia fazer o aparelho explodir.

A P&G também vem revisando seu portfólio de produtos e seus gastos em marketing.Segundo a AdAge a companhia americana ainda mantém a liderança quando o assunto é somente gastos com publicidade: US$ 7,1 bilhões. Na Samsung, foram US$ 4,8 bilhões.

Ao todo, os gastos estimados para a lista compilada pela AdAge subiram 4,9%, para US$ 279 bilhões. As cinco maiores marcas (Samsung, P&G, L’Oréal, Unilever e Nestlé) somaram US$ 46,1 bilhões. O segmento de cuidados pessoais e domésticos é o que mais gasta, com 18,5% do total, seguido pelo automotivo, com 16,9%.

Entre as marcas que mais apresentaram crescimento estão as chinesas Alibaba (105%, para US$ 2,7 bilhões) e Tencent (46%, para US$ 2 bilhões). A montadora SAIC MotorGroup e a empresa de lácteos Yili Group foram outras duas marcas chinesas que entraram na lista das 100 empresas que mais gastaram. A maior parte dos recursos foram aplicados por elas dentro da própria China, o segundo maior mercado do mundo.

Fonte Oficial: G1

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.