O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo (D), e o vice-presidente Mike Pence em 20 de setembro de 2019, em Washington. – AFP/Arquivos

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, viajaram nesta quarta-feira para a Turquia, onde tentarão estabelecer um cessar-fogo entre turcos e curdos no norte da Síria.

“Nossa missão é tentar obter um cessar-fogo, ver se podemos conseguir isto”, disse Pompeo aos jornalistas no avião.

Pence e Pompeo, que viajam em aviões diferentes, pretendem conversar na quinta-feira com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que já declarou que não pretende recebê-los.

Erdogan também prometeu que o operação militar contra os curdos no norte da Síria vai prosseguir.

O secretário americano do Tesouro, Steven Mnuchin, advertiu nesta quarta-feira que serão adotadas “sanções adicionais” contra a economia turca caso não haja um cessar-fogo.

Mas Erdogan rejeitou os apelos de Washington afirmando que Ancara “não está preocupada” com as sanções anunciadas pelos EUA.

Na semana passada, a Turquia deflagrou uma operação para expulsar os combatentes curdos do norte da Síria, após Trump ordenar a saída de cerca de mil soldados americanos da região.

A retirada foi vista como um sinal verde da Casa Branca para a ofensiva turca, e provocou uma reação em massa contra Trump.

Fonte Oficial: Isto É Dinheiro

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.