Clique para copiar

https://www.itforum365.com.br/inteligencia-em-gestao-da-sustentabilidade-e-um-diferencial-competitivo/


A pauta da sustentabilidade está cada vez mais presente na mesa de negócios de grandes empresas. Os riscos da mudança do clima têm ligação direta com o futuro e a viabilidade dos mais diversos negócios. Fatores como economia de baixo carbono, matriz energética renovável, redução da emissão de gases de efeito estufa, redução do consumo de água, energia e resíduos, bem como diversos indicadores sociais, tornaram-se questões centrais de governança. O desafio atual das empresas é como lidar de maneira eficiente com todas essas variáveis de dimensões socioambientais e garantir uma melhoria contínua de sua performance.

Dentro desse cenário, a WayCarbon, empresa brasileira especializada em serviços e produtos integrados para gestão da sustentabilidade, desenvolveu a solução Climas, software de gestão da sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e compliance, que permite às empresas medir e atuar proativamente para melhorar seu desempenho. O propósito da solução é contribuir para que as empresas obtenham vantagens competitivas, mais acesso a recursos e a mercados de exportação, protegendo a reputação das marcas perante a sociedade e reduzindo seus riscos.

A solução Climas fornece às empresas um controle mensal de indicadores de sustentabilidade – como emissões de gases de efeito estufa (GEE), energia, água, resíduos e/ou indicadores sociais. Além disso, o Climas facilita a gestão dos principais programas de relatos de sustentabilidade como o Global Report Initiative (GRI) e o Dow Jones Sustentability Index – (DJSI) – apontando responsabilidades de colaboradores para preenchimento dos formulários e permitindo que se tracem e monitorem planos de ação.

“A solução Climas inicialmente endereça uma dor operacional do mercado, pois as empresas normalmente não contam com ferramentas para coletar dados de sustentabilidade e acabam perdendo muito tempo preenchendo formulários e relatos. Com o Climas, além da coleta e processamento de informações, as empresas obtêm relatórios automatizados e análises do que devem fazer para melhorar sua performance. Nosso objetivo é acompanhar o cliente em toda sua jornada da sustentabilidade, da operação até a estratégia”, explica Breno Rates, Diretor de Produtos da WayCarbon.

O Climas segue o princípio de que o que não é visto não é gerenciado, portanto, ao trazer à luz indicadores ambientais e sociais as empresas têm a oportunidade de fazer uma autoavaliação de seu desempenho de sustentabilidade tanto em tempo real como com uma visão de futuro. A solução é parametrizável de acordo com a realidade de cada empresa, facilitando todo o processo de gestão, seja para monitoramento ou relatos como para suporte a tomada de decisões que levem a melhorias no campo da sustentabilidade.

“Idealizamos o Climas para que as empresas deixem de ser meras espectadoras do processo de melhoria de sustentabilidade. Temos entre nossos clientes grandes companhias que estão usando o Climas para gerar informações estratégicas e fazer transformações reais e efetivas em como lidam com o tema da Sustentabilidade”, diz o diretor da WayCarbon.

*Sobre a WayCarbon: a WayCarbon é referência em assessoria sobre mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias visando a ecoeficiência e a economia de baixo carbono.

Fonte Oficial: IT Forum 365

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.