O Inova ZL abre chamada para projetos voltados ao fortalecimento cultural, econômico e territorial das periferias urbanas da Grande São Paulo. O objetivo do edital é investir e oferecer apoio metodológico às iniciativas que atuem nessas regiões e contribuam para a redução das desigualdades, a defesa de direitos humanos, fomentem a inovação social e promovam o empreendedorismo local com sustentabilidade.

Podem se inscrever coletivos, movimentos sociais, alianças locais e redes (institucionalizadas ou não), empreendimentos socioambientais (cooperativas, negócios de impacto) e Organizações da Sociedade Civil (como associações de bairro e instituições sem fins lucrativos) que tenham origem e atuação em territórios periféricos da Grande São Paulo.

Resultado de parceria firmada entre a Fundação Tide Setubal e o Instituto Jatobás, o edital selecionará até oito grupos que poderão receber aporte de até R$ 8 mil para desenvolver seus projetos.

Para Greta Salvi, coordenadora da Fundação Tide Setubal, essa ação une entidades com interesses em comum, que contribuem para o desenvolvimento e articulação dos territórios. “Com essa parceria, unimos forças para ampliar esse movimento. Queremos contribuir ainda mais com o protagonismo da população local, a partir da criação de uma rede de formação e apoio aos agentes do território”, explica.

“Tanto a Fundação Tide Setubal como o Instituto Jatobás, por meio da Rede-Comunidade de Inovação Social, focam seus trabalhos no apoio às iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável em seus territórios, com base na prática da inovação social”, completa Salvi.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de março e os ganhadores serão divulgados no dia 5 de abril por meio do site Inova ZL

Para se inscrever, basta acessar o formulário e preencher os dados cadastrais de todos os integrantes do grupo, responder às questões relativas ao projeto e enviar um vídeo de até dois minutos contando os motivos para o projeto ser selecionado.

Após a divulgação do resultado, os vencedores participarão de workshops de formação e residência no coworking do novo Galpão ZL, espaço remodelado que será um novo Hub de periferia na zona leste de São Paulo. Em setembro, os grupos participação de evento com a presença de investidores (Kaleydos), oferecido como oportunidade de captação e apoio na estruturação do negócio.

As datas e o formato poderão ser alterados ao longo do processo.

Fonte Oficial: IT Forum 365

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.