Geografia da inovação

Compartilhar


Mapeamento criado a partir da plataforma de geolocalização do Google
mostra onde estão os projetos financiados pela Finep no país

Uma dificuldade recorrente de pesquisadores que se dedicam a esmiuçar a evolução do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação no país é a precariedade de dados sobre o setor. As estatísticas são esparsas e raramente indicam com precisão em que locais e que tipo de pesquisa é realizada nos 26 estados e no Distrito Federal. Uma parte substancial dessa lacuna é coberta agora com o Mapa da Inovação, recurso de consulta on-line produzido a partir da aplicação da base de dados da Finep sobre a plataforma de geolocalização do Google, com a localização exata de 500 projetos espalhados pelo território nacional.

Por meio do mapa, recursos como visualização de imagens de satélites e o dispositivo GoogleView, que reconstrói com a ajuda de fotos os arredores das áreas mapeadas, o internauta praticamente chega às portas das empresas, universidades e centros tecnológicos que realizam pesquisas catalogadas. Divididos por dez áreas-chave que organizam e facilitam a navegação pelo Mapa da Inovação, os projetos estão reunidos em nas denominações agronegócio (confira aqui dois deles), saúde, tecnologia social, telecom, defesa, energia, indústria, infraestrutura, mobilidade e tecnologias da informação (TIC).

GEOGRAFIA INOVACAO 2

Fonte Oficial: Finep

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.