“Passamos por outras crises, como a dos caminhoneiros, mas esta é, sem dúvida, a mais longa da nossa história”, diz
(Arte: TUTU)

A pandemia causada pelo covid-19 estremeceu as exportações da Santa Helena, conhecida pelos doces de amendoim da linha Paçoquita. No mais novo episódio da série Mercado & Perspectivas, o gerente de exportação da empresa, Roberto Garcia Ramirez, conta que a crise afetou as exportações em abril e que, em junho, as vendas internacionais voltaram a se normalizar com o retorno do comércio em outros países.

A Santa Helena, também membro do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP, sentiu a queda nas compras de países como Japão e Portugal e, em contrapartida, precisou negociar com distribuidores do Mercosul – que encontram na alta do dólar grande dificuldade para importar no momento.

Fique por dentro de notícias sobre comércio internacional:
Empresas encontram dificuldades de acesso a crédito no Brasil e na Espanha durante pandemia
“Drawback”: MP prorroga suspensão de pagamento de tributos para empresas exportadoras em decorrência da pandemia
Diretor comercial da Timbro Trading comenta efeitos do coronavírus no comércio internacional; ouça

“Tivemos de fazer negociações pontuais com distribuidores no Chile, na Colômbia e no Uruguai para que eles pudessem importar – mantivemos nossos ganhos nas mesmas quantidades em reais por quilo e ainda que meu cliente também não pagasse a mais. Temos de pensar no bem-estar da Santa Helena e também do nosso distribuidor”, diz.

O desempenho da empresa na época de festa junina é outro aspecto central para a Santa Helena. Esse período garante parte do sucesso do ano, pois grande quantidade de produtos de amendoim é consumida. “Passamos por outras crises, como a dos caminhoneiros, mas esta é, sem dúvida, a mais longa da nossa história. Felizmente, conseguimos montar as barraquinhas de festa junina nos supermercados Santa Helena, porque essa festa, que consideramos o nosso Natal, foi essencial na pandemia para dar resultados à empresa”, ressalta Ramirez.

Ouça o podcast:

O conteúdo também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

 

Fonte Oficial: FecomercioSP

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.