Quase 150 eleitores da Virgínia Ocidental que vivem em outros países usaram o aplicativo para enviarem os seus votos na última semana.

Apontado como uma das principais tendências tecnológicas da atualidade, o Blockchain foi usado durante as eleições legislativas dos Estados Unidos, conforme informações do The Verge. Segundo a reportagem, que cita o site local StateScoop, quase 150 eleitores do estado de Virgínia Ocidental que vivem em 30 países usaram um app baseado na plataforma descentralizada de registros para votarem on-line na última semana.

Desenvolvido pela empresa Voatz, o aplicativo em questão está disponível nas lojas da Apple (AppStore) e Google (Play Store) e já tinha sido testado com sucesso nas eleições primárias do estado americano, no último mês de maio, quando 13 pessoas usaram a solução.

Em entrevista ao StateScoop, o secretário de estado da Virgínia Ocidental, Mac Warner, defendeu o projeto piloto e destacou que o Blockchain já está sendo usado em diversos segmentos da sociedade, que envolvem desde o sistema de saúde até transporte. “Não é algo da moda. É a onda do futuro”, afirmou. 

Autenticação e impressão

Vale destacar ainda que o app tem um processo considerado trabalhoso para o envio dos votos, uma vez que exige que os eleitores insiram o número telefônico e um código de oito dígitos enviado ao celular para o registro do usuário.

Além disso, o software conta com um sistema de autenticação de identidade via foto de documento (carteira de motorista) e vídeo do próprio rosto – para uso de tecnologia de reconhecimento facial. Feito isso, o eleitor então envia os seus votos – que ganha um comprovante em papel.

Fonte Oficial: IDG Now!.

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.