Segundo uma pesquisa sobre os impactos da chegada da computação quântica em ambientes corporativos, realizada este ano pela Fujitsu, a expectativa para a adoção dessa inovação nas empresas é grande. Dos 350 entrevistados ao redor do mundo, 81% dos gestores acreditam que a inovação vai melhorar os processos empresariais, logísticos e industriais, e que a tecnologia é um diferencial que garante competitividade no mercado atual, em que as mudanças são quase diárias.

O estudo ainda revelou que, atualmente, 66% dos entrevistados procuram por soluções de otimização de procedimentos, enquanto aguardam o avanço da computação quântica. Isso porque em países como Japão e Alemanha, componentes dessa tecnologia já são uma realidade, o que os torna mais preparados e competitivos.

De fato, poucos setores são tão atraentes ou chamam tanta atenção quanto a computação quântica. Suas finalidades são infinitas e o seu valor, um grande diferencial para o mercado, mas é importante ressaltar que os primeiros passos rumo às empresas estão acontecendo agora. Segundo o Gartner, levará até dez anos para que essa novidade esteja presente no uso produtivo dos negócios das companhias.

Embora ainda tenhamos muito tempo até o desenvolvimento total da computação quântica, no Brasil, mesmo com o tema ainda recente, as grandes empresas de tecnologia já estão investindo em pesquisas para entender qual é a melhor maneira de utilizá-la. Outras companhias, entretanto, já disponibilizam para clientes e parceiros soluções semelhantes baseadas para entender seus reais benefícios.

O fato é que neste momento, apesar dos desafios técnicos e de infraestrutura, vai se destacar quem busca respostas a fim de preencher a lacuna entre o tradicional e o quântico. Não há dúvidas de que será uma grande transformação no dia a dia das empresas. O caminho, como disse, será longo e desafiador, mas os resultados prometem ser impactantes. E as suas apostas, quais são?

*Por Jun Ueda, diretor de Marketing e Estratégia da Fujitsu no Brasil

Fonte Oficial: IT Forum 365

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.