• Com a renovação antecipada de cinco concessões de ferrovias de carga, os investimentos no setor devem superar R$ 25 bilhões em cinco anos
• Neste bimestre, devem ser realizadas audiências públicas da MRS e da FCA. No período, a ANTT deve entregar os relatórios de duas audiências já realizadas: EFC e EFVM

Desde o período de início do processo de concessão das ferrovias de carga, na década de 1990, o modal não atravessa um período tão positivo. A renovação antecipada das concessões de cinco ferrovias de carga dará um importante impulso ao setor.
Segundo estimativas da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), com as renovações dos contratos, a expectativa é que sejam investidos R$ 25 bilhões em cinco anos. Isso significará inúmeras obras voltadas para a expansão da capacidade da malha, por meio de duplicações de vias, contornos, além da construção e ampliação de pátios e terminais, e a consequente elevação do volume de carga transportada e o aumento das exportações brasileiras.

Esses investimentos impactarão significativamente os fornecedores do setor. Apenas em material rodante, a ANTF estima a aquisição de 715 locomotivas e 8.580 vagões nos primeiros anos pós-assinatura dos termos aditivos contratuais.
Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu um novo calendário para a renovação das concessões. Em fevereiro, serão abertos os prazos para abertura das audiências públicas para debater os processos da MRS Logística e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI Logística. Três ferrovias já tiveram audiências públicas: Rumo Malha Paulista, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas, sendo que as duas últimas, operadas pela Vale, devem ter divulgados ainda neste bimestre os relatórios finais sobre as contribuições das audiências públicas.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, as renovações darão um importante impulso à indústria ferroviária. Segundo ele, no Brasil as empresas têm capacidade instalada para fabricação de 12.000 vagões de carga e 250 locomotivas anualmente.

É nesse cenário próspero que vai a acontecer a 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, principal encontro do setor metroferroviário da América do Sul, que estreará em outro pavilhão, o São Paulo Expo, – e também terá nova data: de 19 a 21 de março. O evento congrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais.

“Com o evento realizado em março, a plataforma de negócios estará mais adequada aos calendários nacional e internacional. Além disso, a NT Expo acontecerá simultaneamente à Intermodal South America, o que irá beneficiar os dois mercados”, destaca a nova gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves.
Também durante o evento ocorre a Conferência NT Expo, uma parceria da Revista Ferroviária e da International Union of Railways (UIC), que visa promover aos visitantes inscritos palestras sobre as inovações e os rumos do setor, além de realizar negócios e networking. Entre os temas abordados nos painéis, há questões governamentais e de financiamentos, além do plano de negócios das ferrovias (de cargas e de passageiros), novas tecnologias do mercado e também haverá palestras com os técnicos da UIC.

Saiba mais sobre o evento, acessando www.ntexpo.com.br
NT Expo – 21ª Negócios nos Trilhos
Data: 19 a 21 de março
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Sobre a NT Expo – 21ª Negócios nos Trilhos
Principal encontro de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne os mais renomados fornecedores, formadores de opinião e players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas.
A NT Expo é organizada pela Informa, que em junho de 2018 tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos do B2B no mundo. Para saber mais e para as últimas notícias e informações, visite:www.informa.com

Assessoria de Imprensa

 

Fonte Oficial: Cargo News

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.