Moradores que vivem na parte baixa da cidade precisarão ser retirados de suas casas.

access_time 25 jan 2019, 14h44 – Publicado em 25 jan 2019, 14h05

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu hoje em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Imagens mostram a lama tomando conta da cidade. O Corpo de Bombeiros já deslocou equipes para o local.

Segundo a companhia, o problema ocorreu no início da tarde de hoje, na barragem de Mina Feijão. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Não há informações sobre feridos. A companhia afirma ainda que ativou seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

“A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse a empresa em nota.

De acordo com a Defesa Civil, os moradores que vivem na parte baixa da cidade precisarão ser retirados de suas casas. A prefeitura alerta para que os cidadão fiquem longe do rio Paraopeba. O município tem 39 mil habitantes. O Instituto Inhotim, museu a céu aberto localizado em Brumadinho, está sendo evacuado por segurança.

Tragédia em Mariana (MG)

O episódio remete ao rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, no município de Mariana, também em Minas Gerais, em novembro de 2015. O desastre de mariana deixou 19 pessoas mortas na comunidade de Bento Rodrigues, que foi devastada pelos dejetos. A Vale, junto com a BHP Billiton, é uma das controladoras da Samarco.

Houve também poluição da bacia do Rio Doce e devastação de vegetação. Desde novembro de 2016, tramita na Justiça Federal de Ponte Nova (MG) uma ação criminal sobre a tragédia, que se tornou o maior desastre ambiental já registrado no país.

Veja vídeos que mostram a lama na cidade de Brumadinho:

 

Barragem se rompe e lama invade Brumadinho, na Grande BH Barragem se rompe e lama invade Brumadinho, na Grande BH

Barragem se rompe e lama invade Brumadinho, na Grande BH (CBMMG/Divulgação)

 

 

Fonte Oficial: Exame.

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.