O  foco de toda empresa que quer se manter no mercado é aumentar a produtividade com menor custo de produção. De acordo com a Intuit, multinacional de sistemas de gerenciamento financeiro, a tarefa requer profundo conhecimento dos detalhes do negócio e equipe unida em um mesmo propósito.

Abaixo, Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil, comenta alguns pontos importantes nesta busca e dá dicas que podem auxiliar os empresários:

Cortar gastos pode não ser o melhor caminho

Para que seu produto não perca qualidade, analise o seu objetivo como empresa e como produto antes de realizar mudanças, tanto de corte de custos, quanto de automatização. Cortar gastos indiscriminadamente não é a melhor maneira de otimizar seus processos empresariais, já que o produto/serviço final pode perder valor aos olhos dos consumidores. Assim, você evita surpresas na entrega da sua empresa para o cliente e evita gastos de replanejamento.

Identificação de gargalos

Todo negócio possui uma linha de produção. Por isso, o mapeamento de onde começa e termina cada fase dos processos, se torna essencial para conseguir identificar possíveis falhas ou o que pode ser melhorado. Uma vez que se tenha isso mapeado, é fundamental que a empresa estabeleça quais são indicadores de desempenho (KPIs) do negócio, o que facilita a análise dos gestores para saber se os esforços empregados são suficientes para atingir os resultados esperados. Alguns exemplos são os indicadores de: satisfação dos clientes, vendas, qualidade, produtividade e lucratividade.

Gerenciamento financeiro na nuvem para otimizar o dia a dia

A rotina de um empresário a frente de uma empresa exige dedicação total. Os sistemas de gerenciamento e planejamento financeiro podem trazer muitos benefícios para o negócio. Com acesso de qualquer dispositivo, esses sistemas permitem o controle diário do fluxo de caixa, planejamento de receitas, agenda de contato de clientes para futuras oportunidades de negócios, controle de estoque, relatórios automáticos customizáveis de forma rápida e intuitiva, além de alertas de valores a pagar e a receber.

Metas são indispensáveis

Depois de feita a análise dos processos, recomendo a realização de um planejamento completo, com todos os objetivos da empresa e indicadores de resultados. O planejamento é importante também para que o gestor consiga, ao término de um determinado período, visualizar o que se concretizou versus o que era esperado. Essa visualização também é possível em alguns sistemas on-line.

Fonte Oficial: IT Forum 365

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.