O Dia dos Solteiros, na China, é celebrado no dia 11 de novembro e tornou-se, desde 2009, uma data especial para o e-commerce. A Alibaba, principal empresa do setor no país, promove uma série de descontos neste dia e atingiu, neste ano, a receita recorde de US$ 38 bilhões em vendas em 24 horas. Este valor compreende apenas o Tmall, sua plataforma de e-commerce local – e a soma dos ganhos da companhia será ainda maior quando forem consolidadas as vendas em seus sites internacionais, como a Aliexpress no Brasil.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

O “Double 11”, como a Alibaba rebatizou o dia recentemente, foi cerca de 26% mais rentável do que no ano passado, quando as vendas bateram a marca dos US$ 30 bilhões. Veja, a seguir, algumas estatísticas impressionantes da data comemorativa que já é muito maior do que a Black Friday nos EUA.

Dia dos Solteiros da Alibaba

Mais de 200 mil marcas participaram da festa de descontos promovida pelo gigante do e-commerce. Entre elas, 15 atingiram a marca de RMB 1 bilhão (US$ 143 milhões) em produtos vendidos. Fazem parte deste grupo, por exemplo, Huawei, Xiaomi, Adidas, Nike, Apple e L’Óreal. Cerca de um milhão de novos produtos foram lançados no Tmall neste dia 11.

Os países que mais venderam mercadorias para os consumidores chineses foram, nesta ordem, Japão, EUA, Coreia do Sul, Austrália e Alemanha. A operação logística da Alibaba processou 1,3 bilhão de ordens de entrega em todas as regiões da China.

O “Double 11” deste ano quebrou alguns recordes que mostram a frenesi de consumo que a data representa no país. Em apenas 14 segundos, a Alibaba vendeu RMB 1 bilhão (US$ 143 milhões) em produtos. No ano passado, por exemplo, esta marca foi atingida em 21 segundos.

“Hoje mostramos ao mundo como é o futuro do consumo para marcas e consumidores”, disse Fan Jiang, presidente do Tmall, em comunicado oficial. “Estamos atendendo à crescente demanda dos consumidores chineses e ajudando-os a melhorar seus estilos de vida, enquanto introduzimos novos usuários da China e do mundo em nossa economia digital”.

Concorrência

Com o sucesso absoluto do Dia dos Solteiros da Alibaba, concorrentes do e-commerce na China decidiram aderir à data comemorativa nos últimos anos. Em receita total, JD.com e Pinduoduo ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar neste dia 11.

O JD.com, que promove o “Double 11” deste 2017, atingiu neste ano US$ 29 bilhões em vendas – 28% a mais do que em 2018. Já o Pinduoduo, que se popularizou com o modelo de compras coletivas, não divulgou os resultados do dia, mas foi apontado pela consultoria Syntun como o terceiro player de maior sucesso em vendas.

No Brasil, algumas plataformas de e-commerce participaram da onda de descontos. Além do Aliexpress, da Alibaba, Americanas.com e Kabum promoveram ofertas aos consumidores neste dia 11. Os resultados, porém, não foram publicados.

StartSe Missão China: Uma semana de imersão focada em tecnologia e inovação no maior e mais dinâmico mercado do mundo

Fonte Oficial: StartSe

Comentários/Comments

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do VIP CEO.