in

Pix tem novas regras de segurança a partir deste mês de fevereiro

Começou a valer nesta segunda-feira (2) uma nova etapa das regras de segurança do Pix, instituída pelo Banco Central. As mudanças têm como foco principal ampliar a proteção dos usuários e tornar mais rápido o processo de recuperação de valores em situações de fraude, golpes ou transferências feitas sob coerção.

Com a atualização, o tempo necessário para que o dinheiro retorne à conta da vítima tende a ser significativamente menor e a devolução dos valores pode ocorrer em cerca de 11 dias após a contestação, o que representa um avanço relevante em relação ao modelo anterior, considerado mais lento e burocrático.

A atualização das regras pode reduzir em até 40% o número de fraudes bem-sucedidas envolvendo o Pix, um impacto considerado expressivo. Para isso, as instituições financeiras também deverão adotar critérios mais rigorosos na identificação de transações suspeitas, com bloqueios preventivos sempre que houver indícios de irregularidades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mecanismo Especial de Devolução ganha reforços

O aprimoramento das regras envolve o fortalecimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema criado para permitir o bloqueio e a recuperação de recursos transferidos de forma irregular. Entre as principais novidades está o bloqueio automático de contas que recebam denúncias de fraude.

Antes, após a comunicação do golpe, havia uma etapa prévia de análise antes da adoção de medidas mais severas. Agora, a conta suspeita é bloqueada imediatamente, e a investigação ocorre na sequência. A mudança busca evitar que os valores sejam rapidamente transferidos para diversas contas, prática comum em esquemas de fraude e que dificultava o rastreamento do dinheiro.

De acordo com o Banco Central, a adoção de tecnologias mais avançadas permitirá um acompanhamento quase simultâneo do trajeto percorrido pelos valores, tornando o processo de rastreio mais preciso e eficiente. Além disso, a troca de informações entre instituições financeiras e órgãos de segurança passa a acontecer de forma praticamente instantânea.



Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/74964/pix-tem-novas-regras-de-seguranca-a-partir-deste-mes-de-fevereiro/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Celpe-Bras 2026: prazo de adesão de postos aplicadores termina dia 16