Uma operação realizada nesta quarta-feira (28) na região de Porto Alegre prendeu preventivamente um ex-contador, que estava com o registro profissional contábil cassado, como principal suspeito de causar prejuízo de R$ 80 milhões com 175 empresas de fachada.
De acordo com as autoridades, as empresas emitiam “notas frias” e créditos fictícios para reduzir débitos de ICMS. O suspeito também atuaria na transferência de empresas endividadas para terceiros, como forma de burlar obrigações trabalhistas e fiscais.
Segundo a polícia, o suspeito era operador financeiro de organizações criminosas ao promover lavagem de dinheiro com operações simuladas e circulação artificial de valores entre empresas. A apuração aponta que ele obteve ganhos pessoais de cerca de R$ 6 milhões, mantendo veículos e imóveis de luxo.
“A investigação identificou ocultação de veículos e imóveis de luxo em nome de terceiros, incompatíveis com a renda declarada, reforçando os indícios de enriquecimento ilícito”, sustenta o MP.
A investigação apurou que o esquema envolvia sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial. Como está com o registro cassado, o suspeito se utilizaria de colegas de profissão.
O suspeito é investigado por fraude processual, estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento.
Com informações g1 e RBS tv
Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/74898/suspeito-por-desviar-r-80-milhoes-com-175-empresas-de-fachada-em-poa-era-contador/