Encontro destacou ações estratégicas do Sistema CNC-Sesc-Senac, obras estruturantes, energia limpa, Sistema S e impactos do acordo Mercosul-União Europeia
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, a 1ª Reunião da Diretoria de 2026. O encontro mensal de diretores, presidentes de Federações e profissionais das entidades do Sistema Comércio foi conduzido pelo presidente José Roberto Tadros, que reforçou a importância da união e do planejamento para enfrentar os desafios do ano.
“É uma alegria esse nosso reencontro no novo ano e desejo que tudo dê certo nos nossos negócios e ações”, afirmou Tadros.
Logo no início, os diretores acompanharam um vídeo institucional com os principais destaques da atuação da CNC, incluindo a aprovação histórica do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, o início dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios, a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no STF contra dispositivos da lei que tributa lucros e dividendos, as comemorações pelos 80 anos do Senac e os resultados das ações da comunicação voltadas à imprensa e digital da CNC.
Investimentos e sustentabilidade
O vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos, apresentou os investimentos físicos realizados pelo Sistema, com destaque para o parque gerador de energia solar. Atualmente, são seis usinas em operação – duas no Rio de Janeiro e quatro no Distrito Federal – e uma sétima em fase de aquisição na capital do País para abastecer integralmente o Centro de Distribuição do Senac.
“Com essa iniciativa, a CNC cumpre sua missão institucional de compromisso com o meio ambiente”, salientou Domingos.
Ele também detalhou o andamento das obras no Distrito Federal.
Relatório de gestão e perspectivas
A diretora-geral executiva da CNC, Simone Guimarães, apresentou um resumo do Relatório de Gestão 2025, destacando a trajetória da entidade desde 2019, marcada por reorganização, resiliência e inovação. Entre os pontos ressaltados, estão a criação do Prêmio Atena, avanços na Agenda Institucional, integração do Sistema CNC-Sesc-Senac, realização de grandes eventos e projetos, automação de processos e premiações recebidas, incluindo quatro certificações consecutivas como uma das melhores empresas para se trabalhar.
“Chegamos aos 80 anos mais fortes, mais conectados e mais conscientes dos nossos desafios. Agora, seguimos juntos, rumo a um 2026 em que a estratégia vira impacto, e o impacto vira legado”, ressaltou Simone.
Semana S
O chefe do Gabinete da Presidência e coordenador de Comunicação Integrada do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara, apresentou o planejamento da Semana S, grande evento previsto para os dias 15 e 16 de maio. “Faltam 113 dias para a Semana S. As Federações estão finalizando a indicação dos pontos focais e locais de realização. A expectativa é muito positiva para esse grande encontro”, destacou.
Impactos do Acordo Mercosul-União Europeia
O economista-chefe da CNC, Fábio Bentes, analisou os impactos econômicos do acordo Mercosul-União Europeia. Tadros, durante a apresentação, relembrou que a CNC participou da construção do acordo entre empresários, ressaltando que o atual pacto é entre governos, mas fruto de um esforço iniciado há anos pelo setor privado.
Bentes destacou que foram 26 anos de negociações e que o acordo prevê ampla liberalização do comércio, com eliminação de tarifas para a maioria dos produtos.
“A União Europeia eliminará tarifas para 92% das exportações do Mercosul, o que representa um valor de US$ 61 bilhões. O Mercosul, por sua vez, eliminará tarifas para 91% das exportações da UE”, explicou.
Segundo o economista-chefe, a expectativa é que o acordo seja ratificado pelo Congresso até abril, com benefícios como saldo comercial positivo, aumento do PIB, estímulo a investimentos e ganho de produtividade.
80 anos do Senac
Marcus Fernandes, diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, apresentou as ações comemorativas pelos 80 anos da entidade, marco histórico para a educação profissional no Brasil.
“Nos últimos anos, tivemos grande impulso, com atuação integrada com a CNC, os regionais do Senac e o Sesc, alavancando resultados importantes e reafirmando nosso compromisso com o que vem pela frente”, afirmou.
Fernandes destacou a frase da campanha: “A gente se vê amanhã”, completando: “A gente se vê amanhã na sala de aula, nas empresas e como agentes relevantes no desenvolvimento do País.”
Um vídeo institucional apresentou a trajetória e o legado do Senac.
Iniciativas regionais
Presidentes das federações compartilharam projetos que reforçam o papel do Sistema Comércio no desenvolvimento econômico e social dos estados:
José Wenceslau Júnior, presidente da Fecomércio-MT, apresentou vídeo com a programação de Natal do Sesc-MT, que também chegou ao interior, registrando mais de 100 mil visitantes somente na capital; Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA, apresentou vídeo sobre as novas unidades do Sesc e do Senac no Maranhão, ampliando a atuação e os serviços do Sistema; Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC, apresentou vídeo do projeto Sesc Verão 2026, realizado por 10 dias em três praias, com 330 mil pessoas participantes.
Agenda futura
Durante a reunião foram informados os próximos compromissos institucionais: 24 de março: Inauguração do Observatório do Comércio e realização da 2ª Reunião da Diretoria, ambos em Brasília; 25 de março: Sessão Solene no Plenário do Senado Federal em comemoração aos 80 anos do Sesc e do Senac, seguida da Agenda Institucional.
“Com essas iniciativas, a CNC reafirma seu papel como protagonista na defesa do setor de comércio, serviços e turismo, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico em todo o País”, destacou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Fotos: Júlio César Guimarães