in

Detran RJ emite alerta sobre golpes virtuais envolvendo IPVA e multas

O Detran RJ emitiu um alerta aos motoristas sobre golpes virtuais envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas de trânsito e taxas obrigatórias de licenciamento. Criminosos têm criado sites falsos e enviado mensagens que simulam cobranças oficiais, mas direcionam os pagamentos para contas bancárias de terceiros.

De acordo com o Detran RJ, os golpistas utilizam endereços eletrônicos fraudulentos com aparência semelhante à dos sites oficiais, incluindo cores, logotipos e imagens da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). Em alguns casos, os links levam à emissão de boletos falsos relacionados ao IPVA.

O alerta ocorre no momento em que começa o calendário de pagamentos de 2026. A primeira parcela ou a cota única do IPVA vence a partir do dia 21 de janeiro, começando pelos veículos com placas de final 0. O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou em até três parcelas sem abatimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Detran RJ também chama a atenção para falsas comunicações sobre multas e suspensão da CNH. Segundo a autarquia, não há envio de notificações por e-mail ou SMS. Qualquer mensagem recebida por esses canais deve ser desconsiderada, pois se trata de golpe. As informações oficiais sobre infrações são encaminhadas apenas por carta registrada para o endereço cadastrado do motorista.

Além do prejuízo financeiro, os links falsos podem ser usados para coleta de dados pessoais e disseminação de vírus que comprometem celulares e computadores. Casos suspeitos podem ser denunciados à Ouvidoria Geral do Estado do Rio ou diretamente ao Detran RJ.

Embora o alerta seja do Detran RJ, o cuidado vale para motoristas de todo o Brasil que podem ser vítimas desse mesmo tipo de golpe, característico deste começo de ano.

Com informações adaptadas Extra



Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/74581/detran-rj-emite-alerta-sobre-golpes-virtuais-envolvendo-ipva-e-multas/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Líderes europeus comemoram aprovação provisória de Acordo UE-Mercosul

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários