Em um momento estratégico para a modernização da construção civil brasileira, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) encerra 2025 com a ampliação da qualificação profissional e da adoção da metodologia Building Information Modeling (BIM) no país. Com iniciativas voltadas à disseminação e à capacitação, a Agência alcançou profissionais do setor público, expandiu o uso da Plataforma BIMBR e levou uma de suas principais ações, a Caravana Democratizando BIM, a diferentes estados do Brasil.
Desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e alinhada à Nova Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, a Caravanas Democratizando BIM: Agentes Públicos percorreu, em 2025, estados como Sergipe, Rio Grande do Sul, Maranhão e Piauí. O evento capacitou aproximadamente 130 gestores públicos de 84 instituições e 17 municípios diferentes, levando conhecimento técnico sobre como gerenciar a metodologia, oficinas práticas e debates sobre a modernização da construção pública.
Os estados ficaram imersos em uma rotina de capacitação qualificada por três dias que ofereceu aprendizado e diálogo entre as entidades presentes.
Sergipe foi o primeiro estado a receber a caravana, em uma jornada realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) que promoveu debates sobre a transformação digital na administração pública, o fundamento do BIM e o impacto da nova legislação.
“Ao treinar gestores em todas as esferas da administração pública federal, estadual e municipal, o programa cria um ecossistema de demanda qualificada por BIM, acelerando a modernização da indústria da construção brasileira e contribuindo para o cumprimento das metas da Nova Indústria Brasil de inovação, produtividade e competitividade do setor”, destacou Victor Teles, analista da Unidade de Transformação Digital da ABDI.
No Brasil, a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) estabelece o uso preferencial do BIM para contratação de projetos e obras públicas a partir de 2024. A metodologia BIM permite elaborar modelos digitais integrados, reunindo informações sobre todas as etapas de um empreendimento, desde a construção e manutenção até a análise de impacto ambiental. A tecnologia otimiza o planejamento, aumenta a precisão dos projetos e da produtividade, melhora a eficiência, transparência e a gestão das obras públicas.
Ampliação de esforços
O Caravanas Democratizando BIM: Agentes Públicos consiste na expansão do curso on-line Democratizando BIM, hospedado na Escola Virtual de Governo (EV.G) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que aborda a contextualização histórica, definições, nomenclaturas e atividades práticas com aulas remotas ao vivo.
O curso on-line atende também a empresas e academia para aprendizado sobre a modernização da construção pública com o BIM. Desde seu lançamento, em 2020, conta com mais de 14 mil alunos.
“Uma análise das Caravanas de 2025 trouxe a necessidade de ampliar os esforços para expandir o alcance municipal e aumentar o número absoluto de servidores certificados. Quando consideramos os vários municípios presentes nos quatro estados anfitriões, é evidente que ainda há um grande potencial regional a ser explorado e disseminado”, afirmou Teles.
Plataforma BIMBR e BNBIM
Criada em 2018 como uma das ações da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, a Plataforma BIMBR, gerida pela ABDI, reúne guias, normas, eventos e hospeda a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), um repositório de objetos BIM que possibilita que usuários realizem o upload e download, seguindo critérios do Regulamento Técnico a fim de manter o padrão de qualidade e consistência dos dados carregados na plataforma. Até o momento, mais de 35 mil usuários estão cadastrados, 3 mil objetos BIM, disponíveis, e cerca de 440 mil downloads foram realizados.
A metodologia reforça não só a transformação digital no setor da construção civil, mas também um visão estratégica do setor. “O BIM não é somente uma ferramenta de software, mas uma metodologia de gestão integrada que melhora a comunicação entre projetistas, licenciadores, fiscais de obras e auditores. O programa continuará sua jornada em se consolidar como instrumento estratégico de transformação institucional dentro da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM”, ressaltou o analista.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/projeto-bim-consolida-capacitacoes-pelo-pais-com-expansao-da-metodologia-na-construcao-publica/