in

Fecomércio-AL e Raises dialogam sobre ações sustentáveis do Litoral Sul

Sistema deve contribuir em quatro frentes focadas na educação empreendedora

A superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Francielly Rodrigues, e a coordenadora do Instituto Fecomércio-AL, Engridy Santos, receberam na manhã desta segunda-feira, dia 15, representantes da Rede de Apoio Integrada e Sustentável do Ecossistema Sul de Alagoas (Raises), coordenada por Pedro Soares. O encontro discutiu a apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac AL no tocante às ações relacionadas à educação empreendedora.

A rede reúne 10 municípios do Litoral Sul de Alagoas que se reuniram com o objetivo de promover a integração e a qualificação de pessoas e estratégias da região, para, com isso, impulsionar o desenvolvimento criativo, econômico, social e ambiental. Integram o grupo os municípios de Pilar, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Coruripe, Piaçabuçu, Penedo e Feliz Deserto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Face ao convite da Raises para que a Fecomércio auxilie com a área de  empreendedorismo, a entidade propôs contribuir com quatro frentes: além da representação, papel da própria Federação, pode auxiliar por meio do Instituto Fecomércio AL com pesquisas para identificar as vocações dos municípios integrantes; por meio do Sesc, para o fortalecimento cultural; e por meio do Senac, com a educação empreendedora e cursos direcionados às necessidades dos participantes. “O Senac tem cursos gratuitos que podem ser feitos por meio de convênios e o levantamento das pesquisas é importante para identificar as necessidades locais, compreender o que é preciso para, em parceria, promover os cursos para o desenvolvimento”, explicou a superintendente.

O setor jurídico da Fecomércio também foi colocado à disposição da rede para orientar a respeito da formalização. “Após a formalização, o ponto de partida pode ser chegar na Desenvolve, que tem um relacionamento com a Federação do Comércio e pode trazer fomento financeiro. Acho que a formalização como ONG é mais interessante do que como Agência de Desenvolvimento, pois facilita o processo de captação de recursos”, disse Pedro Leão.

Para o coordenador da rede, Pedro Soares, uma das ideias do projeto é estimular as novas gerações para o empreendedorismo. Por isso, o grupo já articula levar o tema ‘educação empreendedora às escolas municipais. “Devemos fazer um projeto para que todo município coloque na grade curricular como ensino obrigatório. Em Penedo, o Ifal já se comprometeu em colocar no seu ensino médio e superior e a Ufal também, para que a gente comece a criar uma cultura do empreendedorismo para quando os alunos que se formarem”, falou.

Fonte Oficial: https://portaldocomercio.org.br/sistema-comercio/fecomercio-al-e-raises-dialogam-sobre-acoes-sustentaveis-do-litoral-sul/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=fecomercio-al-e-raises-dialogam-sobre-acoes-sustentaveis-do-litoral-sul

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Beneficiários com NIS final 6 recebem Auxílio Gás nesta quarta