in

Sustentabilidade, Integridade e Memória” — Controladoria-Geral da União

A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, o evento “Periódicos da CGU: Sustentabilidade, Integridade e Memória”, transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

“Esse evento, no conjunto de periódicos da CGU, demonstra o compromisso da CGU com a discussão de temas emergentes e, mais do que isso, com a evolução das nossas práticas para que a administração pública brasileira esteja preparada para enfrentar os desafios contemporâneos de forma responsiva e comprometida com a integridade.”, disse a Secretária de Integridade Pública Substituta do CGU, Simone Gama de Andrade.

 O evento teve como objetivo apresentar publicações que reforçam o compromisso da CGU com a integridade pública, a agenda de sustentabilidade e a preservação da memória administrativa. Durante o encontro, foram lançadas a 7ª edição dos Cadernos Técnicos da CGU, a 32ª edição da Revista da CGU e a chamada de trabalhos para a próxima edição, que celebrará duas décadas da publicação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Secretário executivo Adjunto do CGU, Olavo Venturim Caldas, que foi responsável pela primeira edição da Revista da CGU, realçou a importância das publicações para demonstrar a importância do trabalho da Controladoria.  “A ideia sempre foi trazer mais ciência para a atuação do CGU. Sentíamos falta de trazer a Academia, de registrar nossas técnicas e nossas práticas. “, relatou.

“A revista, tanto quanto os periódicos, são fundamentais para trazer um registro histórico. Para nós, é muito importante para trazer acesso ao debate.”, disse o Secretário Federal de Controle Interno, Ronald da Silva Balbe.

 A programação contou com a participação de autoridades da instituição, de representantes do governo de Moçambique, em missão técnica ao Brasil, e de especialistas convidados, que compartilharam reflexões sobre governança, mudanças climáticas e boas práticas de gestão.

A iniciativa marcou a abertura da semana dedicada ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, e inaugurou as comemorações pelos 20 anos da Revista da CGU, cujo ponto alto será o lançamento da edição comemorativa em 2026.

A editora convidada da atual edição, a Procuradora Federal Mariana Barbosa Cirne, destacou a importância da nova edição. “A revista da CGU se consolidou como uma publicação de qualidade acadêmica, técnica, e que tem um impacto importante de juntar um pouco da prática com as reflexões acadêmicas. Então, completando 20 anos, a revista tem a capacidade de realmente contribuir com os problemas mais difíceis do estado brasileiro.”, disse.

O editor acadêmico da Revista da CGU, o Professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV EAESP), Marco Antonio Carvalho Teixeira, comentou a importância da chamada de trabalhos para a edição comemorativa de 20 anos da Revista da CGU. “Esta edição especial é um desafio para pensar nos desafios para melhorar o estado e as regras. Eu acredito que o CGU tem um papel fundamental de retomar o protagonismo que a CGU teve na liderança da mobilização social.”, realçou.

Assista aqui

Clique aqui para acessar a 7ª edição dos Cadernos Técnicos da CGU
Clique aqui para acessar a 32ª edição da Revista da CGU
Clique aqui para acessar a Chamada de Trabalhos da edição comemorativa de 20 anos da Revista da CGU



Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/12/cgu-realiza-evento-201cperiodicos-da-cgu-sustentabilidade-integridade-e-memoria201d

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Osasco e Praia perdem e decidem 3º lugar no Mundial de vôlei feminino