Encontro também marcou o lançamento de norma técnica para Destinos Turísticos Inteligentes e de mapeamento do turismo de observação de aves no Brasil
O Conselho Nacional de Turismo (CNT) realizou, nesta quinta-feira (04.12), em Brasília (DF), a última reunião ordinária de 2025. O grupo, que reúne gestores públicos, privados, representantes da sociedade civil e acadêmicos, constitui um importante fórum de discussões, definindo, de modo coletivo, políticas públicas e os principais rumos do setor no Brasil.
Na abertura do encontro, o tom entre os participantes foi de comemoração pelos números do turismo brasileiro alcançados ao longo de 2025. Por meio de vídeo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, agradeceu aos conselheiros e fez um balanço dos resultados obtidos, como a quebra do recorde na chegada de turistas internacionais ao país.
“Esse encontro marca o final de um ano de intenso trabalho, que nos levou a alcançar excelentes resultados. Já ultrapassamos, por exemplo, a marca histórica de receber, em apenas 10 meses, 8 milhões de turistas internacionais, superando com folga a meta anual do nosso Plano Nacional de Turismo, de 6,9 milhões”, apontou Sabino.
“O progresso que celebramos é fruto de uma premissa fundamental do governo do presidente Lula: a parceria estreita e o diálogo permanente com os vários atores do turismo brasileiro, a exemplo das senhoras e dos senhores”, completou o ministro do Turismo.
A secretária-executiva do CNT, Cristiane Sampaio, que também comanda a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, enalteceu a atuação do Conselho.
“Queria agradecer a cada um pelo companheirismo e pela cumplicidade ao longo desse ano. A voz do Conselho e a voz de cada conselheiro são as vozes que queremos ecoar. Sem cada um de vocês, os resultados alcançados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur não seriam possíveis de serem alcançados”, destacou Cristiane.
Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou o recorde de turistas estrangeiros no Brasil e ressaltou que o recorde é fruto de um esforço conjunto do setor.
“Nós lançamos o turistômetro e hoje o número marca 8,38 milhões de turistas internacionais. Essa marca precisa ser celebrada, e essa é uma vitória de todos do trade turístico e de quem está na ponta. Nós crescemos em todas as regiões do Brasil, isso é fantástico”, declarou Freixo.
A reunião do CNT também marcou a apresentação e o lançamento de duas importantes iniciativas para turismo nacional: a Norma Técnica Brasileira de Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes, pelo Ministério do Turismo e a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR), e o Mapeamento Nacional de Experiências de Turismo de Observação de Aves no Brasil.
INTEGRAÇÃO – O coordenador-geral da Câmara Temática de Legislação Turística do CNT, Anderson Sampaio, destacou o trabalho feito de maneira integrada com o Conselho Nacional de Turismo. Segundo Sampaio, a ação culminou na portaria que dispõe sobre a garantia da visitação de espaços e órgãos públicos considerados atrativos turísticos culturais e naturais do Brasil para fins de turismo cívico.
Anderson Sampaio destacou, ainda, os avanços na elaboração do decreto que irá regulamentar a Nova Lei Geral do Turismo. “Cada etapa contou com diálogo, cooperação e dedicação técnica dos membros, o que fortalece a consistência das propostas e abre caminhos para soluções mais sólidas e alinhadas entre governo e setor”, afirmou Sampaio.
Fonte: gov.br/turismo/pt-br
Imagem: Internet