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ABDI e IFB inauguram a Enedes, Escola de Negócios e Desenvolvimento Social do Instituto Federal de Brasília

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) inauguraram, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 4/12, no campus do Instituto na Asa Norte, a Escola de Negócios e Desenvolvimento Social (Enedes). Instalado no local, o novo espaço nasce com um investimento de R$ 12,9 milhões para fortalecer o empreendedorismo, estimular a inovação com a criação e aceleração de startups e promover a inclusão digital no Distrito Federal e Entorno.

A Enedes atenderá não apenas a micro, pequenos e médios empreendedores, mas também a nanoempreendedores – grupo formado, entre outros, por vendedores ambulantes –, com cursos, consultorias e programas de qualificação voltados ao fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas.

Com equipamentos de ponta, investimentos de R$ 11,57 mi da ABDI e contrapartida de R$ 1,34 mi, do IFB, a nova escola oferecerá conteúdos relacionados a economia criativa, economia verde, transformação digital, finanças, marketing, economia solidária e gestão de negócios. Destaque para o laboratório de neurociências, voltado a análises sobre comportamento do consumidor com base em evidências neurocientíficas

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“A partir desses estudos é que as empresas vão balizando as estratégias de produtos, de formatação de produtos, de venda, estratégias de marketing”, disse o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli (foto), na cerimônia de inauguração. “Quando é que o pequeno vai ter acesso a uma orientação como essa se for depender do mercado? Nunca”.

A afirmação do presidente da Agência se fundamenta na infraestrutura do espaço, a mais completa do Centro-Oeste para pesquisa em comportamento do consumidor e com capacidade para avaliar como eles pensam, reagem e decidem diante de produtos e serviços – informações valiosas que podem transformar estratégias de empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Para alcançar esses resultados, o Laboratório de Pesquisa em Comportamento do Consumidor da Enedes conta com tecnologias avançadas, como eletroencefalografia, espectroscopia de infravermelho funcional e rastreamento ocular de 1200 Hz. Também integram o espaço sensores biométricos e EMG facial destinados a analisar atenção, emoção e tomada de decisão em pesquisas aplicadas e sob demanda.

Os recursos permitirão que o laboratório gere dados inéditos no país sobre experiências do consumidor.

“Eu tenho a certeza de que a gente vai poder, com essa escola aqui, atender ao mercado, mas vai ter um olhar muito especial também para os pequenos. Os pequenos empreendedores, os pequenos que trabalham duro e só precisam de uma ajudinha, de um empurrãozinho nosso para eles irem embora e construírem os seus sonhos”, projetou Cappelli.

Ricardo Cappelli acompanha demonstração do equipamento de eletroencefalografia da Enedes; solução é um dos recursos de ponta do Laboratório de Pesquisa em Comportamento do Consumidor da nova escola

Pequeno empreendedor

A participação da ABDI na viabilização da Enedes com foco no pequeno empreendedor foi reconhecida pela reitora Verusca Machado, que lembrou a perspectiva em que nasceram os institutos federais para uma formação diferenciada de profissionais.

“O trabalhador e a trabalhadora precisam ser formados numa perspectiva humanista. Não basta apenas ser um profissional exímio de excelência. Você tem que ser um cidadão, uma cidadã de excelência”, disse a reitora.

“Eu parabenizo todas as pessoas que estiveram diretamente presentes nesse projeto e eu digo que esse projeto institucional vai servir aos pequenos empreendedores de todas as regiões administrativas e a todos os colegas dos demais campos que trabalham com essa perspectiva”, completou.

A coordenadora da Enedes, Carla Simone Castro, idealizadora da escola, reafirmou a proposta emancipadora do novo espaço. “A Enedes é um ecossistema que vai conectar ciência, educação, tecnologia, setor produtivo e esse movimento social. Como é que isso vai acontecer? Aqui nessa casa, o grande vai pegar o pequeno e vai puxar para cima para explorar todo o potencial que ele tem”, celebrou.

Incubação de startups e microempresas

Com 1.000 m² de espaço físico, a nova unidade do IFB tem a meta de capacitar mais de 10 mil pessoas por ano com ações presenciais, on-line e itinerantes totalmente gratuitas. Em 2026, a escola prevê a incubação de 50 novas startups e microempresas.

A estrutura da Escola de Negócios se somará a um Laboratório de Varejo e Visual Merchandising para práticas em ambiente de loja; um estúdio profissional de conteúdo digital para videoaulas e podcasts; e uma sala interativa para cursos e eventos.

A iniciativa inclui, também, o Coworking IFB Mais Empreendedor, com suporte a novos negócios, e a Rota Empreendedora, que consiste em um ônibus-escola que levará capacitações, oficinas e eventos de inovação diretamente às comunidades das regiões administrativas periféricas do DF para conectar jovens e empreendedores locais ao ecossistema de inovação do IFB.

O ônibus, já entregue ao IFB, conta com internet de alta velocidade, estações de trabalho, recursos audiovisuais e espaços dedicados a mentorias e capacitações.

A agenda da Enedes será aberta em fevereiro de 2026. Até lá, o empreendedor interessado em conhecer o modelo de trabalho da nova unidade do IFB pode acessar o portal da escola, no endereço https://enedesifb.com.br/.

Fotos: Helio Montferre

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-ifb-inauguram-escola-de-negocios-e-desenvolvimento-social/

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