O que começou como uma dificuldade entre amigos para encontrar um espaço para jogar futebol em Alegrete (RS) virou uma das soluções mais promissoras do esporte brasileiro. A Agendei Quadras nasceu no fim de 2018 dentro do Pampatec – Parque Científico e Tecnológico do Pampa, quando Peterson, Adriel Rodrigues e Adriel Herter, então estudantes de Engenharia de Software na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), decidiram resolver um problema comum a qualquer esportista: a dificuldade de achar, agendar e pagar por uma quadra esportiva.
“Como bons esportistas, sentíamos na pele a dor de não saber onde jogar, com quem e como agendar”, lembra Peterson, cofundador e CEO da startup. “A ideia surgiu para centralizar a oferta de quadras, algo como um ‘iFood das quadras’.”
A proposta rapidamente ganhou tração. Em apenas dois meses após o lançamento do MVP, a plataforma já estava presente em três cidades e contava com 400 esportistas cadastrados e três centros esportivos parceiros. Hoje, sete anos depois, a Agendei Quadras está presente em 370 cidades, em todos os estados do Brasil, conectando mais de 2 mil quadras esportivas, de mais de 20 modalidades esportivas e 285 mil jogadores amadores.
Crescimento sustentável e bootstrapping
Sem investimento externo, a empresa trilhou seu caminho com crescimento orgânico. “A gente chegou até aqui no bootstrapping, com a própria receita mantendo e reinvestindo no negócio”, explica Peterson. De acordo com ele, a Agendei cresceu mais de 11 vezes em receita desde 2022 e multiplicou por três a base de esportistas na plataforma — saltando de 6 mil para 285 mil em menos de quatro anos.
Além disso, a startup também tem a ação Agendei Nas Quadras, que consiste em uma série de entrevistas com donos dos estabelecimentos para contarem suas histórias e os relatos de uso da plataforma dentro dos centros esportivos. “É também uma forma de ouvir nossos clientes e colher feedback para melhorar nossa solução”, conta Adriel.
Com um modelo baseado em SaaS, as quadras parceiras pagam mensalidades que variam dependendo da quantidade de espaços gerenciados. Além disso, a startup monetiza com comissões sobre as transações e anúncios dentro da plataforma.
Agora, o plano é escalar. “Estamos captando R$ 1 milhão para acelerar a expansão e testar um modelo outbound de vendas, escolhendo cidades estratégicas para ativar o efeito rede”, conta o CEO.
Parceria inédita com o Google
O ponto mais marcante da história recente da startup é a integração inédita com o Google, que permite aos usuários agendar quadras diretamente pelos resultados de busca e pelo Google Maps.
Segundo Peterson, a parceria nasceu de uma iniciativa global do Google para atender um comportamento identificado nas buscas. “Eles descobriram que 20% das pesquisas feitas entre sexta e domingo no mundo eram sobre o que fazer no fim de semana — e muitas relacionadas ao esporte”, explica. “No Brasil, eles buscaram players que já digitalizavam espaços esportivos e encontraram na Agendei Quadras o parceiro ideal.”
O CTO Adriel Herter destaca o impacto técnico e de experiência: “Hoje, o jogador pesquisa no Google, encontra a quadra, vê os horários disponíveis e agenda em segundos, tudo sincronizado com nossa base.”
A intgração já está disponível e em menos de 60 dias já superou as expectativas, tanto da startup quanto do próprio Google. Em pouco tempo, foram mais de 800 agendamentos e 500 novos cadastros de jogadores exclusivamente por meio do Google.
Para os donos de quadras, a integração amplia o alcance comercial. “Antes, o jogador encontrava a quadra pelas redes ou site e o agendamento era concluído de forma mais manual, geralmente pelo WhatsApp. Agora, com a integração entre Google e Agendei Quadras, o processo fica mais direto e eficiente — fortalecendo toda a presença digital”, complementa Adriel Rodrigues, CMO da startup.
Expansão, IA e o futuro da comunidade esportiva
O roadmap da Agendei Quadras inclui novas frentes de produto e tecnologia. Entre elas, o uso de inteligência artificial para otimizar horários ociosos, pagamentos divididos entre jogadores, programas de indicação e até o lançamento do “Tinder do esporte” — uma funcionalidade que conecta pessoas interessadas em jogar com outras disponíveis na mesma cidade.
“Queremos gerar comunidade”, diz Peterson. “Imagina um atleta que quer jogar badminton, mas não tem com quem. A plataforma vai mostrar partidas abertas perto dela. É sobre aproximar pessoas pelo esporte.”
A empresa também deve começar a atender clubes, associações e escolinhas esportivas, ampliando o público-alvo e fortalecendo sua presença no ecossistema esportivo.
O impacto e a visão da Agendei Quadras
Com uma nota média de 4,95 de 5 na avaliação de experiência dos esportistas, que reflete o cuidado que os sócios têm com a usabilidade e experiência dos clientes, a Agendei Quadras se consolida como um case de digitalização de um setor tradicionalmente offline. “Nosso propósito sempre foi simplificar e facilitar o acesso ao esporte no Brasil”, resume Herter.
Para o futuro, a meta é dobrar o número de quadras cadastradas e ajudar os gestores a aumentar a taxa média de ocupação de 35% para 70%, o que pode dobrar também o faturamento desses estabelecimentos.
“Queremos que praticar esporte seja tão fácil quanto pedir comida”, conclui Peterson. “E agora, com o Google como parceiro, estamos um passo mais perto de fazer isso acontecer.”
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Fonte Oficial: https://startupi.com.br/agendei-quadras-universidade-ao-google/