Durante a 30ª Conferência das Partes (COP 30), no dia 12 de novembro, em Belém (PA), o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, e o Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, reuniram-se com os participantes do Programa Fellowship OEA de Governo Aberto 2025. Também participaram do encontro a Secretária-executiva da CGU, Eveline Brito, e a Secretária Nacional de Transparência e Acesso à Informação, Livia Sobota.
Na ocasião, os jovens abordaram as soluções que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Programa, unindo ciência, dados abertos e participação cidadã, para enfrentar os desafios climáticos.
O ministro destacou que o tema desta edição surge em um momento decisivo para o planeta e para o Brasil, em que os impactos ambientais exigem respostas urgentes e colaborativas. “Assim como a COP 30, o Fellowship OEA Brasil 2025 representa uma oportunidade de fortalecer a cooperação entre governo e sociedade na construção de políticas mais abertas, justas e sustentáveis, a partir da escuta de diferentes realidades”, ressaltou o ministro.
Nesta edição do Programa, os participantes enfrentam diversos desafios climáticos, que envolvem temas como transição energética justa; poluição e respostas a eventos climáticos extremos; desertificação e seca no Semiárido; financiamento climático e transparência; e datacenters e soberania digital. Em um processo de cocriação, os jovens usam dados abertos como matéria-prima e ferramentas de governo aberto como motor para buscar soluções para esses problemas e gerar confiança entre governo e cidadania.
O Programa Fellowship OEA de Governo Aberto é uma iniciativa pioneira da OEA, que busca fortalecer a governança democrática nas Américas e enfrentar os desafios mais urgentes da região, por meio da transparência, da participação cidadã e da inovação em políticas públicas.
A edição 2025 – Fellowship OEA de Governo Aberto com foco em Mudança Climática – está sendo desenvolvida em parceria com a CGU, com o apoio da Embaixada da França. A iniciativa também conta com o apoio do Banco Mundial e do Ministério do Meio Ambiente. O programa reúne 25 jovens líderes de diferentes regiões e contextos socioculturais do Brasil, para cocriar soluções inovadoras que unam ciência, dados abertos e participação cidadã diante dos desafios climáticos. O grupo de jovens, que conta com 17 mulheres e 8 homens, reforça também a liderança feminina em temas estratégicos do século XXI, além de valorizar trajetórias de mulheres que abrem caminhos em espaços historicamente dominados por homens.
Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/11/cop30-ministro-da-cgu-se-reune-com-jovens-lideres-do-fellowship-oea-2025