in

ABDI na COP30: Agro 4.0 leva tecnologia, inovação e sustentabilidade para o agronegócio

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) leva à COP30 o programa Agro 4.0, uma iniciativa fundamental para estimular e fomentar o uso de tecnologias digitais e sustentáveis no agronegócio brasileiro. O programa atua por meio de editais, eventos e ações que buscam impulsionar a eficiência e a produtividade no campo, consolidando a conexão da indústria com a nova agricultura.

Um dos grandes exemplos de sucesso da iniciativa é a tecnologia desenvolvida pela startup gaúcha Raks, premiada pela ABDI com R$150 mil por sua solução na categoria “Irrigação e Gestão Hídrica”. Com sensores inteligentes instalados no solo, o sistema identifica em tempo real o momento exato e a quantidade ideal de água necessária para a irrigação. Essa inovação, que envia dados via aplicativo, permite que os produtores economizem até 40% nos gastos com água e energia, além de garantir maior eficiência produtiva.

A Raks, que nasceu de um trabalho de conclusão de curso e hoje atua em 11 estados, foi uma das vencedoras do edital 2025 Agro 4.0 da ABDI e Coopa-DF, demonstrando o potencial da inovação nacional para a sustentabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Case de Sucesso em Nozes

Para mostrar o impacto prático do Agro 4.0, a ABDI preparou um vídeo especial sobre a Pecanera Brasil, uma empresa de agricultura familiar localizada em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul. Focada na produção de nozes de excelência, a Pecanera utiliza a tecnologia da Raks para otimizar o manejo hídrico, alcançando maior produtividade e reduzindo custos operacionais.

Assista ao vídeo e conheça um pouco da história da Pecanera Brasil após a implantação da nova tecnologia:

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-na-cop30-agro-4-0-leva-tecnologia-inovacao-e-sustentabilidade-para-o-agronegocio/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fecomércio-RN recebe reunião da bancada federal para discutir emendas ao Orçamento de 2026