De acordo com o relatório do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, referente ao primeiro quadrimestre de 2025, foram registradas 1.815.912 novas empresas, por outro lado, 973.330 empresas encerraram suas atividades. O cenário fica ainda mais alarmante, segundo dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o terceiro mês de 2025 bateu o recorde do ano em pedidos de recuperação judicial: foram 187 requerimentos protocolados, um avanço de 2,2% em relação ao mesmo período de 2024.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% das empresas no Brasil não sobrevivem ao seu 1º ano e 60% fecham as portas antes de completar 5 anos. Cristiano Demartini, CEO da primeira rede de hospitais odontológicos, OdontoTop, com mais de 12 anos no mercado e nenhuma unidade fechada, destaca que dentre as principais razões estão o desconhecimento do mercado e a ausência de estratégias.
“Posso elencar diversos fatores que levam uma empresa a declinar, como a falta de capacitação e gestão, financeiro inadequado, dificuldade em se adaptar à concorrência e, até mesmo, burocracias governamentais. Mas a verdade é que muitos negócios falham por falta de planejamento estratégico. Não basta só uma boa ideia, é fundamental ter estratégia para definir metas reais e executar tarefas de maneira assertiva com toda a equipe. Conhecimento de público-alvo também é um passo crucial para crescer de forma inteligente. Quando entendemos quem são nossos clientes, o que eles desejam e como se comportam, conseguimos direcionar melhor nossos serviços e nossa comunicação, para construirmos uma empresa que cresce com propósito e resultados”, pontua Cristiano.
A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), feita com base em dados da Serasa Experian, revela que o número de empresas que não conseguem pagar suas dívidas atingiu o patamar dos 7,2 milhões, o que equivale a 31,% dos negócios ativos no país. Em 2024, 6,9 milhões de empresas encerraram o ano inadimplentes. Com tantas empresas sendo abertas, avanços tecnológicos e muitos profissionais ativos no mercado, para manter um negócio operando é necessário muito mais que planejamento, é essencial estar atento à atualidade, às movimentações financeiras e ao cenário favorável.
Entre os setores que mais se destacaram no mercado de franquias no Brasil em 2025, estão o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Apenas nos três primeiros meses do ano, esse segmento alcançou um faturamento de R$16,3 bilhões, representando um crescimento de 16,5% frente ao primeiro trimestre do ano passado.
“Somos a rede pioneira no conceito de hospitais odontológicos no Brasil, temos mais de 70 unidades pelo país, e seguimos sem nunca ter fechado, sequer uma unidade, desde a fundação. Em um cenário onde tantas empresas encerram atividades precocemente, a nossa continuidade é prova de uma gestão sólida, compromisso e confiança com nossos clientes e um propósito bem definido.” Completa Cristiano.
Fonte: Broto Comunicação
Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/artigos/73758/pesquisa-revela-que-quase-100-mil-empresas-fecharam-as-portas-no-quadrimestre-de-2025/