in

ABDI e Polícia Federal firmam parceria para aplicar IA e IoT na segurança de fronteiras

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Polícia Federal firmaram, nesta quinta-feira (06/11), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para fortalecer a segurança pública em áreas de fronteira por meio de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Participaram da cerimônia o presidente da ABDI, Ricardo Garcia Cappelli, e o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou que a iniciativa consolida a integração entre inovação e políticas públicas. “O acordo com a Polícia Federal reforça o compromisso da Agência em levar inovação aos desafios do Estado. Vamos utilizar soluções de IoT e Inteligência Artificial para ampliar a capacidade de monitoramento e resposta nas áreas mais sensíveis do país. É tecnologia a serviço da vida, da soberania e da integração nacional,” ressaltou.

O Diretor-Geral da PF, Andrei Rodrigues, reforçou que a tecnologia é essencial para reforçar a proteção das fronteiras. “Com a cooperação da ABDI, a Polícia Federal amplia sua capacidade de inovação e aprimora os mecanismos de investigação e fiscalização, sempre em benefício da sociedade brasileira”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo Santana, destacou o potencial da iniciativa. “O uso de tecnologia reduz distâncias, acelera a atuação policial e fortalece o combate ao crime organizado. Agora, nossa missão é ampliar essas soluções para toda a faixa de fronteira e incorporar ainda mais inteligência artificial e novos equipamentos para apoiar o trabalho da Polícia Federal.”

O ACT integra o Projeto Mitra Nacional e conta com investimento estimado de R$ 3 milhões. A primeira fase abrangerá regiões fronteiriças de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Roraima, com foco no aprimoramento de ações de monitoramento e combate a crimes transfronteiriços.

A iniciativa prevê cases de demonstração tecnológica, relatórios de desempenho e estudos para replicação das soluções em outras áreas do país, além de fortalecer a cadeia produtiva nacional ligada ao mercado de segurança pública.

Fotos: Helio Montferre

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-policia-federal-firmam-parceria-para-aplicar-ia-e-iot-na-seguranca-de-fronteiras/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

IBGE confirma crescimento de 3,2% da economia em 2023