Com o foco em identificar projetos de cooperação tecnológica e fortalecer parcerias internacionais, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu, nesta terça-feira (14.10), a vice-presidente da BusinessEurope, Luisa Gradim Santos, principal representante do setor empresarial da União Europeia.
A reunião, parte da EU-Mercosur Week, teve como objetivo explorar sinergias concretas entre as estratégias industriais do Brasil e da União Europeia. A pauta incluiu a discussão sobre oportunidades de colaboração em setores prioritários, como transformação digital e Indústria 4.0, economia verde, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e transição energética.
“A aproximação com a BusinessEurope é um passo estratégico e muito bem-vindo. Estamos de portas abertas para construir uma agenda conjunta, identificando sinergias entre nossas políticas de desenvolvimento industrial e as do bloco europeu. O objetivo é criar oportunidades que beneficiem as indústrias dos dois lados e fortaleçam nossa cooperação em inovação e sustentabilidade”, afirmou a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida.
Durante o diálogo, foram apresentadas as diretrizes da política brasileira de desenvolvimento industrial sustentável. Um dos pontos centrais foi a possibilidade de conectar programas de fomento da União Europeia, como o Global Gateway, Horizon Europe e Digital Europe, com as iniciativas lideradas pela ABDI no Brasil.
“A União Europeia continua sendo o maior investidor regional. Há uma presença de certas empresas, com mais de um século de vida, empresas europeias, que são hoje muito bem conhecidas aqui no Brasil e que fornecem emprego, desenvolvimento industrial e conhecimentos técnicos muito importantes para o país”, declarou Luisa Gradim Santos.
Também foi discutido sobre o CBAM (sigla em inglês para Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira), que será aplicado pela UE a partir de 2026. Perpétua destacou que a ABDI, em parceria com o Ministério da Fazenda, está produzindo um diagnóstico sobre o mecanismo para criar o CBAM brasileiro.
A aproximação entre a ABDI e a BusinessEurope é um passo estratégico para aprofundar a cooperação bilateral, facilitar investimentos sustentáveis e promover a integração produtiva entre o Brasil e a União Europeia. Para a Agência, a iniciativa é uma oportunidade de acelerar a agenda de inovação e sustentabilidade na indústria nacional por meio de parcerias internacionais.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-uniao-europeia-discutem-cooperacao-para-inovacao-e-transicao-energetica/