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fluência digital é competência inegociável para o futuro do setor

*Por Leandro Oliveira

Por muito tempo, a imagem do profissional de RH afogado em planilhas e processos manuais foi normalizada, mesmo sob o verniz de ser uma “área estratégica”. No entanto, a tecnologia, que avançou exponencialmente, hoje oferece a rota de fuga para um setor que atingiu seu limite operacional e emocional. A questão deixou de ser “se” o RH deve se modernizar, para se tornar “com que urgência” ele precisa fazer isso para sobreviver e prosperar.

Os dados confirmam a criticidade do momento. Segundo o Panorama da Saúde Organizacional do RH da Flash, mais de 80% dos profissionais da área se sentem sobrecarregados e 65% enfrentam problemas de saúde mental. Este cenário é o resultado direto de um sistema que exige performance estratégica com ferramentas arcaicas. Sem uma adoção decisiva da tecnologia, o futuro do RH se desenha com duas realidades sombrias: a de um departamento incapaz de agregar valor ao negócio e a de profissionais que sucumbem a uma crise de burnout sistêmica.

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Sendo assim, a partir do momento em que automação assume tarefas operacionais de baixo valor, abre-se espaço para que o RH se atente a aquilo que nem mesmo a mais avançada das máquinas consegue estruturar plenamente: a experiência humana. O trabalho deixa de ser meramente burocrático e redefine de forma essencialmente estratégica, tendo como foco desenhar jornadas, cultivar cultura e medir cada interação com a mesma lógica com que times de produto aprimoram a experiência do usuário. 

Esse novo poder surge, no entanto, exige uma influência que o RH sempre lutou para conquistar. A diferença agora é que hoje o gestor de pessoas fala numa linguagem que a alta liderança entende: a dos números. Tendo dados como sua principal arma, o RH moderno encerra de vez a era do “achismo”, deixando de lado percepções vagas, e abre caminho para um momento onde argumentos são baseados em estatísticas e realidade. 

Em vez de dizer “o clima organizacional parece ruim”, o profissional hoje apresenta um case de negócios irrefutáveis. Conectar turnover a custos de reposição ou calcular o ROI de um programa de bem-estar, por exemplo, fazem parte de uma linguagem bem mais atrativa aos ouvidos da alta cúpula, que redefine o RH como parceiro de negócios, não apenas centro de custo. E tudo isso passa por ter a tecnologia como maior aliada. 

A inovação permite ao RH oferecer experiências personalizadas, deixando para trás o modelo padronizado. Benefícios flexíveis, comunicação individualizada e trilhas alinhadas à atuação dos times mantêm o engajamento. O departamento atualmente precisa ser guardião contra vieses em algoritmos de recrutamento, protetor da privacidade garantida pela LGPD e defensor do direito à desconexão. Sem a responsabilidade por trás das ações, ao invés de libertar, a tecnologia só será a promotora de um novo tipo de estresse: o “tecnoestresse”.

Um RH moderno que ignore a tecnologia não tem tempo, energia, muito menos autoridade para cuidar da organização. A tão sonhada fluência digital não substitui pessoas, mas empodera nelas aspectos verdadeiramente insubstituíveis, como empatia, estratégia e cuidado. 

*Leandro Oliveira é head de EMEA e mercado no Brasil. O executivo traz consigo mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia e desenvolvimento de projetos, sendo cerca de 12 desses atuando em cargos de liderança. Com pós-graduação pela Heriot-Watt University e MBA Internacional em Administração e Gestão pela IE Business School.


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Fonte Oficial: https://startupi.com.br/rh-influencia-digital-comprometida-setor/

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