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Nathalia Arcuri e Matheus Buente discutem como o humor e a linguagem simples ajudam a democratizar o conhecimento

Conhecimento gratuito e distribuído com linguagem simples, acessível e bem-humorada. Essa é a proposta dos canais de Youtube criados por Nathalia Arcuri e Matheus Buente, influenciadores que participaram nesta sexta-feira (10.10) de um debate no Palco NIB, o principal do Festival Curicaca. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo Cultural.

“O humor é fundamental para o conhecimento não cair na meritocracia, para massificar e disseminar de maneira democrática”, opinou a criadora do canal Me Poupe, o maior canal de finanças do mundo. “Quando eu comecei, era muito difícil aprender a investir. Os termos eram complexos, para cada termo era uma decodificação. Desde o início eu quis criar algo que diminuísse esse precipício da linguagem”, contou a especialista em finanças, apontando a desigualdade de conhecimento como uma das causas da desigualdade financeira.

Também no painel “Rir pra não travar: dinheiro, futuro e propósito numa era de caos e criatividade”, conduzido pela curadora geral do festival, Patrícia Marins, o professor e historiador Matheus Buente reforçou como o entretenimento o ajuda a disseminar conhecimento na internet.

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“A gente pode conversar sobre impacto de taxação, o que fazer com o dinheiro, mas de forma bem-humorada. A comédia é um bom iniciador de debates”, comentou. “Se pouca gente souber sobre aquilo, o conhecimento se torna privilégio, algo de casta, fazendo com que todo mundo precise correr atrás daquela pessoa. Estamos popularizando conhecimento e, assim, a gente consegue combater uma série de privilégios”, acrescentou.

Os influenciadores ainda responderam perguntas do público, presente em peso na Arena BRB, sobre gastos, investimentos e estratégias de empreendedorismo.

O Festival Curicaca

A primeira edição do Festival Curicaca — batizado em homenagem à ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo — nasce com um propósito claro: reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira.

Inspirado no modelo descentralizado do evento norte-americano South by Southwest (SXSW), o festival levará conteúdos e experiências para diversos pontos da capital, promovendo uma verdadeira imersão na criatividade, tecnologia e cultura.

Com expectativa de reunir 100 mil pessoas ao longo de cinco dias, a programação inclui circuitos de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.

A curadoria do Festival Curicaca está organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da Nova Indústria Brasil (NIB). Na Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema vibrante de palcos temáticos, com centenas de painéis e especialistas renomados. Cada palco foi cuidadosamente pensado para provocar reflexões estratégicas e atuais sobre os rumos do Brasil. São eles:

Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.

Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta.

Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.

Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).

Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.

Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil.

O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.

SOBRE A ABDI

A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.

SERVIÇO

Data: 7 a 11 de outubro de 2025
Local: Estádio Arena BRB e outros pontos de Brasília (DF). Acesso imprensa: Portão A.
Informações: www.abdi.com.br/curicaca
Assessoria de imprensa: [email protected]

Ingressos gratuitos no app “Festival Curicaca” ou pelo site: www.abdi.com.br/curicaca

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/nathalia-arcuri-e-matheus-buente-discutem-como-o-humor-e-a-linguagem-simples-ajudam-a-democratizar-o-conhecimento/

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