Inovação, sustentabilidade, bioeconomia e transformação digital marcaram o quarto dia de Festival Curicaca, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo Cultural, nesta sexta-feira (10/10), durante as apresentações e premiação final do Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edital Nova Indústria Brasil.
Realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o desafio premiou três iniciativas, uma por categoria, desenvolvidas por jovens empreendedores alinhados às missões da Nova Indústria Brasil (NIB):
- Missão 3: Infraestrutura, Mobilidade e Saneamento Sustentável
- Missão 4: Transformação Digital da Indústria
- Missão 5: Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Segurança Energética
As propostas vencedoras foram ECOSISTEM, do Mato Grosso (Missão 3); uSense, do Paraná (Missão 4); e Biográficas Modulares Sustentáveis, da Bahia (Missão 5). Cada um irá receber R$ 20 mil, totalizando R$ 60 mil em prêmios.
O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou o espírito inovador e empreendedor dos jovens e a importância para o desenvolvimento da indústria nacional. “Brasília nasceu inovadora e tem tudo para continuar nesse caminho. Acreditamos que os jovens serão os protagonistas em fazer nossa cidade voltar a ser referência em inovação. Este prêmio é um incentivo para que continuem acreditando e trabalhando por um Brasil cada vez mais inovador e desenvolvido.”
Segundo a analista de Inovação e Produtividade da ABDI, Isabela Gaya, a premiação reflete o compromisso da Agência em promover o uso de tecnologias emergentes e estimular novos talentos no setor produtivo.
“Na ABDI, temos o papel fundamental de fomentar a adoção de tecnologias e a transformação digital na indústria. Realizamos diversas ações para aproximar o ecossistema de inovação e mostrar como a tecnologia pode contribuir para o aumento da produtividade. E nada melhor do que reconhecer o talento de jovens que já estão fazendo a diferença”, destacou Isabela.
Voltado a empresas juniores confederadas à Brasil Júnior e equipes universitárias vinculadas a elas, o desafio estimula o desenvolvimento de soluções criativas para problemas reais enfrentados pela indústria brasileira, em consonância com as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB) — plano que orienta o desenvolvimento do país até 2033, com foco em sustentabilidade e inovação.
Ao todo, 73 propostas foram inscritas, representando as cinco regiões do país. As nove finalistas, três por missão, apresentaram seus projetos em formato de pitch durante o festival, demonstrando o potencial transformador da juventude empreendedora no futuro da indústria nacional.
Gaya acrescenta que a iniciativa busca fortalecer a conexão entre o ambiente acadêmico e o setor industrial. “Queremos cada vez mais aproximar os talentos das universidades da indústria, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais. Acreditamos que essa parceria é essencial para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria nacional.”
O presidente da Brasil Júnior, Caio Leal, reforçou o impacto da iniciativa. “Os projetos que desenvolvemos precisam ter propósito e gerar impacto real na vida das pessoas. Essas ideias não transformam apenas uma história, mas diversas realidades — promovendo mudanças na educação, na alimentação e na renda de toda a sociedade.”
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/jovens-empreendedores-sao-premiados-por-solucoes-inovadoras-para-desafios-da-industria/