O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou nesta quinta-feira (9/10) da cerimônia de inauguração da nova fábrica da BYD Brasil em Camaçari, na Bahia. Cappelli integrou a comitiva do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no encontro que marcou o início da produção de veículos elétricos e híbridos da gigante chinesa no Brasil.
“Essa fábrica representa a recuperação da dignidade do povo de Camaçari e do povo baiano. Isso é soberania e dignidade”, celebrou o presidente Lula, na cerimônia.
Para Ricardo Cappelli, a inauguração é mais uma prova contundente de que o Brasil voltou a ter política industrial. “Serão produzidos 150 mil veículos por ano em uma primeira fase e até 300 mil, em uma segunda etapa. Isso vai gerar um impacto enorme na economia baiana, milhares de empregos, renda e também sustentabilidade, com a produção de carros menos poluentes.”
A geração de empregos pela nova unidade é de fato relevante: no início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados, 1,8 mil deverão chegar até o fim do mês e outros 2 mil, nas semanas seguintes. Uma vez em pleno funcionamento, o complexo terá potencial de gerar 20 mil empregos, entre postos diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.
A cerimônia de inauguração foi também a oportunidade de a fabricante chinesa apresentar o primeiro híbrido plugin flex do mundo. O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil com tecnologia desenvolvida em cooperação entre engenheiros brasileiros e chineses e desenhada para funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina.
Investimentos
Projetada para ser o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia, a planta baiana da BYD, maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo, recebeu investimentos de R$ 5,5 bilhões e consolida o Brasil como polo estratégico da companhia na América Latina.
O complexo abriga em 4,6 milhões de metros quadrados uma das mais modernas estruturas fabris automotivas da América Latina, com uma linha de produção mista que permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos.
A unidade opera atualmente com a montagem de veículos (sistema SKD). Com a inauguração desta quinta-feira, terá produção nacionalizada, com a inclusão de etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados no país.
Antiga fábrica da Ford
Presente no Brasil há mais de uma década, a BYD opera unidades de produção em Campinas (SP) e Manaus (AM). Na Bahia, a companhia chinesa instalou-se na antiga fábrica da Ford no polo industrial da Camaçari. A unidade estava parada desde janeiro de 2021, quando, em gestão passada, o grupo Ford anunciou a saída do Brasil como fabricante e passou a atuar somente como importador.
Além do presidente da BYD, Wang Chuanfu, a cerimônia contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e do prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, entre outras autoridades.
Com informações do Palácio do Planalto / Fotos: Ricardo Stuckert (PR)
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/byd-inaugura-fabrica-de-veiculos-eletricos-e-hibridos-na-bahia/