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Festival Curicaca valoriza protagonismo das periferias

Em um encontro que uniu tecnologia, sustentabilidade e impacto social, a segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, participou nesta quinta-feira, 9/11, da programação do Festival Curicaca, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo Culturalna Arena BRB, em Brasília. Ela abriu o painel “Inovação nos Interiores e Periferias: como construir redes e resultados sustentáveis”, no Palco Futuro (Sebrae), compartilhando sua trajetória com o projeto Padaria Artesanal, criado há 24 anos, em São Paulo.

O projeto já capacitou mais de 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade a produzir pães em apenas um dia, com a possibilidade de transformar o aprendizado em fonte de renda, apenas no estado. “Além disso, já conseguimos levar essa iniciativa para 17 estados. Aqui no Distrito Federal, temos 43 unidades ensinando a fazer pão e a transformar vidas. Em um dia, as pessoas aprendem a fazer 10 receitas de pães saborosos, nutritivos e com valor comercial. É uma forma simples de combater a fome e gerar renda”, afirmou Lu Alckmin.

Sem receber verba pública, a Padaria Artesanal se mantém por meio de parcerias voluntárias e solidárias.

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A ideia do projeto é um exemplo de como a economia solidária e criativa pode transformar realidades nas periferias. Essa mesma ideia esteve no centro do debate do painel, que contou com a presença de Cleusimar Andrade, presidente da Rede Alternativa (DF), e de Andreza Delgado, cofundadora da Perifacon, convenção de cultura nerd nascida na periferia de São Paulo. A mediação foi feita por Ricardo Silvestre, fundador da agência Black Influence, agência especializada em conteúdo para transformar como as marcas se comunicam com o público brasileiro.

Para Silvestre, quando se fala em inovação na periferia, o desafio é construir soluções que dialoguem com políticas públicas e com o setor privado. “Mais do que inclusão, se trata de reconhecer esses territórios como centros de criatividade e empreendedorismo. Eu sempre me provoco sobre buscar referências no próprio Brasil. É uma necessidade de olharmos mais para dentro. O Brasil é um dos maiores polos criativos do mundo e a periferia é um lugar que é celeiro de cultura. Dentro de casa está a nossa maior escola de inovação”, destacou.

Durante o debate, Cleusimar Andrade defendeu que o avanço tecnológico não deve esquecer do papel do trabalhador, sobretudo o das periferias. “Ninguém quer falar sobre lixo, mas ele está na casa de todo mundo. A indústria vai usar leitura ótica para separar resíduos, mas e o catador? Para onde ele vai? Precisamos pensar nisso”, provocou. Ele lembrou ainda do investimento de R$ 16,9 milhões do programa Coopera+, da ABDI, voltado à industrialização da cadeia de resíduos do DF, e que deve servir de modelo para todo o país. “Quando você beneficia a cooperativa e o catador, toda a comunidade em volta ganha”, disse.

Andreza Delgado, por sua vez, reforçou a potência cultural das periferias. “Sim, tem nerd na quebrada. A gente ama funk, samba, mas também ama anime, cultura pop, geek e tecnologia. A inovação está em entender que na periferia pulsa arte, inovação e criatividade e a Perifacon nasceu justamente para mostrar que somos trabalhadores da cultura e consumidores de inovação. A tendência é que novas formas de organização aconteçam, que se criem espaços, novas formas de organização, para a galera da periferia inovar e se beneficiar dela”, afirmou.

Lu Alckmin: “conseguimos levar essa iniciativa para 17 estados. Aqui no Distrito Federal, temos 43 unidades ensinando a fazer pão e a transformar vidas”

O Festival Curicaca

A primeira edição do Festival Curicaca — batizado em homenagem à ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo — nasce com um propósito claro: reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira.

Inspirado no modelo descentralizado do evento norte-americano South by Southwest (SXSW), o festival leva conteúdos e experiências para diversos pontos da capital, promovendo uma verdadeira imersão na criatividade, tecnologia e cultura.

Com expectativa de reunir 100 mil pessoas ao longo de cinco dias, até 11/10, a programação inclui circuitos de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.

A curadoria do Festival Curicaca está organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da Nova Indústria Brasil (NIB). Na Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema vibrante de palcos temáticos, com centenas de painéis e especialistas renomados. Cada palco foi cuidadosamente pensado para provocar reflexões estratégicas e atuais sobre os rumos do Brasil. São eles:

Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.

Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta.

Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.

Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).

Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.

Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil.

O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.

SOBRE A ABDI

A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.

SERVIÇO

Data: 7 a 11 de outubro de 2025
Local: Estádio Arena BRB e outros pontos de Brasília (DF). Acesso imprensa: Portão A.
Informações: www.abdi.com.br/curicaca
Assessoria de imprensa: [email protected]
Credenciamento: https://forms.office.com/r/y9pevZvy9b

Ingressos gratuitos no app “Festival Curicaca” ou pelo site: www.abdi.com.br/curicaca

Fotos: Anderson Morais

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/festival-curicaca-valoriza-protagonismo-das-periferias/

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