in

Festival Curicaca é palco da formatura de mais de 600 estudantes do IFB

O Festival Curicaca, novo evento de inovação e sustentabilidade em Brasília, foi palco, nesta terça-feira (7/10), da colação de grau de estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). A cerimônia, realizada no Palco NIB, o principal do evento, foi um dos destaques do primeiro dia da programação, que segue até sábado, na Arena BRB, com entrada gratuita. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras por meio da Lei de Incentivo Cultural.

Ao todo, 680 estudantes de diferentes campi do IFB no Distrito Federal receberão seus diplomas em 18 áreas do conhecimento, que vão desde licenciaturas em Física, Biologia e Química, até cursos técnicos em Agroecologia, Computação e outras formações. Além da cerimônia desta terça, outras duas colações de grau do IFB estão previstas durante o Festival.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, anfitrião do evento, participou da solenidade e parabenizou os formandos e seus familiares (foto). Em seu discurso, ele destacou o papel fundamental da juventude para o futuro do país. “São esses jovens que irão ajudar a desenvolver o nosso Brasil”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cappelli também reforçou a parceria sólida entre a ABDI e o IFB, que já resultou em diversos projetos conjuntos, como a criação de uma Escola de Negócios em Brasília, no campus da Asa Norte, e um laboratório, na unidade de Planaltina, para promover a adoção de tecnologias na agricultura de precisão.

ConectaIF amplia alcance no Festival Curicaca

A participação do IFB no Festival Curicaca ocorre por meio do ConectaIF, que chega à sua sétima edição. O evento reúne iniciativas em educação, pesquisa, extensão, cultura, empreendedorismo e inovação e, nesta edição, ganha ainda mais visibilidade ao integrar a programação do Curicaca.

Com uma estrutura ampliada, o ConectaIF promove mais de 20 atividades simultâneas, entre oficinas, feiras, exposições e apresentações culturais. Estudantes de institutos federais de diversas regiões do Brasil participam da programação, promovendo trocas de conhecimento e experiências.

O Festival Curicaca

A primeira edição do Festival Curicaca — batizado em homenagem à ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo — nasce com um propósito claro: reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira.

Inspirado no modelo descentralizado do evento norte-americano South by Southwest (SXSW), o festival levará conteúdos e experiências para diversos pontos da capital, promovendo uma verdadeira imersão na criatividade, tecnologia e cultura.

Com expectativa de reunir 100 mil pessoas ao longo de cinco dias, a programação inclui circuitos de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.

A curadoria do Festival Curicaca está organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da Nova Indústria Brasil (NIB). Na Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema vibrante de palcos temáticos, com centenas de painéis e especialistas renomados. Cada palco foi cuidadosamente pensado para provocar reflexões estratégicas e atuais sobre os rumos do Brasil. São eles:

Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.

Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta.

Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.

Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).

Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.

Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil.

O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.

SOBRE ABDI

A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.

SERVIÇO

Data: 7 a 11 de outubro de 2025
Local: Estádio Arena BRB e outros pontos de Brasília (DF). Acesso imprensa: Portão A.
Informações: www.abdi.com.br/curicaca
Assessoria de imprensa[email protected] 

Credenciamento: https://forms.office.com/r/y9pevZvy9b
Ingressos gratuitos no app “Festival Curicaca” ou pelo site: www.abdi.com.br/curicaca.

Foto: Helio Montferre

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/festival-curicaca-e-palco-da-formatura-de-mais-de-600-estudantes-do-ifb/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Relator do Plano Brasil Soberano quer soluções para pequenos exportadores afetados por ‘tarifaço’