in

Internacionalização e modernização marcam os 40 anos da Unicasa

A Unicasa, tradicional fabricante de móveis planejados de alto padrão com sede em Bento Gonçalves, completa 40 anos em 2025, consolidando sua posição como referência na indústria moveleira da América Latina. O marco chega em meio a um ciclo de investimentos de R$ 100 milhões na modernização do parque fabril, que amplia a capacidade de customização e a agilidade na entrega das linhas Dell Anno, New e Casa Brasileira.

Com 50 mil metros quadrados de área construída e produção mensal de 180 mil módulos, a empresa alia tecnologia de ponta, práticas sustentáveis e um olhar global para design e comportamento. Única do setor listada no Novo Mercado da B3 desde 2012, a Unicasa combina governança corporativa com estratégias de internacionalização — hoje presente em mais de 10 países, incluindo os Estados Unidos.

À frente desse processo, o diretor-presidente Gustavo Dall’Onder fala sobre o cenário do setor, os diferenciais competitivos, a evolução do consumidor e os próximos passos da companhia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Empresas & Negócios – Como você avalia o atual momento do mercado de móveis planejados no Brasil?

Gustavo Dall’Onder – Um setor em crescimento, sustentado pelo aumento da renda média e pela expansão da construção civil, especialmente no segmento de imóveis de maior valor agregado, que demandam soluções de design e acabamento diferenciados. Os efeitos da pandemia ainda repercutem: o consumidor passou a investir mais em seu lar, ampliando a busca por qualidade e durabilidade, não apenas no produto, mas também em serviços associados, como atendimento, logística e pós-venda.

E&N – O que diferencia a Unicasa da concorrência hoje?

Dall’Onder – A Unicasa sempre manteve um diálogo com as mudanças do tempo, tendências de comportamento e afins ao longo da sua história. Assim, década a década, fomos promovendo a sinergia entre o universo da arquitetura e do design à arte e à moda, respeitando as diferentes culturas sem se distanciar das raízes brasileiras. O diálogo entre o design, arquitetura e moda, que é muito presente na marca Dell Anno, faz parte de um posicionamento exclusivo que distingue a Unicasa no mercado moveleiro nacional. A conexão entre esses universos tem possibilitado à nossa empresa entregar não apenas um mobiliário, mas soluções sofisticadas que transformam a casa em uma extensão do lifestyle dos moradores. Outros princípios que acompanham a qualidade e a criatividade dos projetos desenvolvidos pela nossa empresa estão a tradição consolidada, know-how especializado e excelência nos processos. Estas características norteiam o trabalho das nossas três marcas: Dell Anno, New e Casa Brasileira.

E&N – De que forma o consumidor de móveis planejados mudou e como a empresa acompanha essas mudanças?

Dall’Onder – O consumidor de móveis planejados está cada vez mais informado, criterioso e atento ao valor estético e funcional dos ambientes. Ele busca personalização, conforto e soluções inteligentes de otimização de espaço, mas também valoriza a experiência de compra como parte essencial desse processo. Para acompanhar essa evolução, desenvolvemos produtos capazes de contar histórias e integrar-se de forma sustentável, elegante e funcional ao dia a dia das pessoas. Temos investido fortemente em tecnologias de personalização, que permitem escala e precisão na customização, além de pesquisa e desenvolvimento de materiais diferenciados.

E&N – A customização virou palavra-chave no setor. Até onde é possível personalizar sem perder escala?

Dall’Onder – A customização é algo que sempre esteve presente no mercado de móveis planejados de alto padrão, é parte de sua essência. Cientes disso e sempre acompanhando o crescimento do mercado, às novas tendências de consumo, acabamentos e materiais, mantemos um investimento permanente em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Nossa estratégia de negócio e os nossos processos produtivos atuam em sinergia e garantem essa entrega em escala. 

E&N – O investimento de R$ 100 milhões na modernização do parque fabril é também uma aposta no futuro do setor?

Dall’Onder – Queremos aprimorar a combinação de processos industriais avançados e sustentáveis com marcas conectadas com o mercado e atendendo às demandas do consumidor moderno. Por meio deste ciclo de investimento, que foi iniciado em 2023 e será concluído até o final deste ano, a nossa fábrica recebeu a instalação de maquinário de origem alemã, de alta tecnologia. As novas máquinas ampliam a capacidade do parque fabril entregar em escala um portfólio completo e customizado para cada necessidade e no menor prazo. Além disso, o maquinário nos permite lançar produtos diferenciados e, consequentemente, ampliar o desempenho da rede de lojas que levam nossas marcas.

E&N – Como a internacionalização, especialmente nos EUA, tem fortalecido a marca Dell Anno?

Dall’Onder – A Dell Anno é uma marca que se propõe a estar presente em ambientes dos principais polos urbanos do mundo. Nosso processo de internacionalização começou em 2017, com a primeira loja nos Estados Unidos e, em 2023, demos nosso passo mais robusto nesta linha, com a inauguração da Dell Anno Nova York. O mercado norte-americano é o principal polo de consumo do mundo e, no nosso nicho de atuação, isso não é diferente. Nesse sentido, estar presente de forma física é muito mais do que ter um ponto de venda, é um posicionamento. A Dell Anno possui hoje 12 unidades apenas nos EUA, totalizando 50 lojas nas Américas. Nosso olhar global, contemporâneo e minimalista está hoje representado pelo Global Living Dell Anno, o posicionamento de marca lançado no primeiro semestre deste ano e enaltece a ideia de que oferecemos um mesmo patamar de sofisticação, qualidade de entrega e atendimento em qualquer parte do mundo. Nosso processo de internacionalização de marca é uma estratégia cautelosa, algo centrado em muita responsabilidade, sempre mantendo o foco no cliente e na qualidade das nossas entregas para podermos atender ao mercado à altura da responsabilidade que temos com ele.

E&N – A abertura de capital em 2012 trouxe novas responsabilidades. Como isso impactou a estratégia de crescimento?

Dall’Onder – A abertura de capital em 2012 consolidou nossa visão de longo prazo e ampliou a responsabilidade sobre cada decisão estratégica. Esse marco nos impulsionou a revisitar escolhas anteriores, amadurecer investimentos e estabelecer critérios ainda mais rigorosos na seleção de parceiros. Além da responsabilidade corporativa, passamos a valorizar de forma mais criteriosa atributos como design, acabamento, tecnologia e soluções inovadoras, alinhando crescimento sustentável à excelência que entregamos ao mercado.

E&N – O que representa a Serra Gaúcha como polo moveleiro na competitividade da Unicasa?

Dall’Onder – A Serra Gaúcha conta com uma cadeia produtiva integrada, fornecedores de excelente qualidade e tem um histórico de inovações dentro deste segmento. Essa condição incentiva naturalmente a formação de mão-de-obra local e atrai talentos. Este conjunto de fatores colabora para a competitividade da Unicasa que também faz o seu dever de casa, primando sempre pela excelência nos processos e no atendimento aos nossos clientes.

E&N – Quais as principais tendências globais em design e consumo que devem influenciar o mercado nos próximos anos?

Dall’Onder – A experiência do cliente passa por uma transformação significativa. Mais do que o produto em si, o serviço associado tornou-se determinante nesse processo. Trata-se de oferecer a solução ideal no momento certo, com logística eficiente e entrega precisa. O verdadeiro valor do produto está no conjunto de fatores e soluções que tornam única e personalizada a jornada do cliente com a marca.

E&N – A Unicasa vê oportunidades em novos nichos, como hotelaria ou construção civil de alto padrão?

Dall’Onder – Temos ampla experiência nesse segmento, com projetos em parceria com grandes redes hoteleiras e construtoras no Brasil e no exterior. Nosso dinamismo em processos, prazos e portfólio nos posiciona como uma alternativa competitiva, capaz de atender às exigências das empresas em logística, design e soluções sob medida.

Fonte Oficial: https://www.jornaldocomercio.com/cadernos/empresas-e-negocios/2025/10/1219520-internacionalizacao-e-modernizacao-marcam-os-40-anos-da-unicasa.html

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Balanço CNU: percentual de abstenção fica em 42,8%