in

Inovação digital estimula a competitividade no setor de Serviços


Casos práticos de empresas que já incorporaram soluções digitais mostraram que a IA pode multiplicar vendas e melhorar o relacionamento com clientes (Crédito: FecomercioSP)

A inovação deixou de ser um diferencial e passou a se tornar condição essencial à sobrevivência e ao crescimento dos negócios, especialmente no setor de Serviços, que representa grande parte das economias paulista e nacional. Esse foi o foco da reunião do Conselho de Serviços da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada no dia 15 de setembro, que reuniu lideranças empresariais para abordar os reflexos da inovação, da Inteligência Artificial (IA) e de programas de apoio aos negócios na construção de um ambiente mais competitivo.

Durante o encontro, Fábio Costa de Souza, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), apresentou dados que demonstram o impacto das tecnologias à economia. Para se ter uma ideia, só o Google gerou R$ 215 bilhões em atividade econômica no Brasil, no ano passado. “As soluções do Google estão transformando a maneira como as empresas operam, independentemente do porte, setor ou localização geográfica”, afirmou Souza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro exemplo significativo citado pelo especialista foi a conquista obtida pelo ABC paulista. Com 12.186 empresas de tecnologia, a região se tornou líder em transformação digital e foi reconhecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo como Cadeia Produtiva Local — Polo de Tecnologia (CPL TIC do ABC). O sucesso da transição para uma cultura digital provou que inovar é um “esporte coletivo”. A articulação entre diferentes setores — instituições de ensino, empresas e governos locais — foi fundamental para impulsionar a liderança digital na região.

Incentivo à gestão de negócios 

Casos práticos de empresas que já incorporaram soluções digitais mostraram que a IA pode multiplicar vendas e melhorar o relacionamento com clientes. Foi o que aconteceu com a Bilheteria Express ao integrar IA com WhatsApp, uma forma simples, acessível e altamente eficiente de conversar com clientes, lançando mão de uma assistente digital, a Marília. Resultado: em apenas sete meses, a empresa faturou mais de R$ 2,9 milhões somente via WhatsApp. 

A Tegma Gestão Logística é outro exemplo real dos efeitos positivos da inovação. Após implantar os horizontes de inovação, framework estratégico desenvolvido pela McKinsey&Company, a empresa anunciou, recentemente, a compra de 70% do capital social da Buskar.Me Logística e Tecnologia por parte da sua filial Fastline Logística Automotiva, por um valor total de R$ 15,1 milhões.

Os três horizontes têm como objetivo organizar os projetos de inovação de uma companhia de forma balanceada para curto e longo prazos, garantindo crescimento contínuo, cada um com um foco específico:

– H1 — explora o core business do negócio, aprimorando o que já funciona;

– H2 — aplica os mercados adjacentes ao core business

– H3 — promove a experimentação com base em um modelo mais arriscado de inovação.

Apoio a MPEs

Nessa conjuntura, o Sebrae-SP tem papel estratégico ao oferecer programas que apoiam Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na adoção de ferramentas inovadoras. Dentre as ações previstas para 2025, destaca-se o Programa ALI Produtividade (Agente Local de Inovação), consultoria gratuita voltada para a melhoria da gestão, dos processos e dos resultados das empresas. 

A Feira do Empreendedor (FE) é outra oportunidade gratuita para quem deseja abrir ou acelerar um negócio. A edição deste ano acontece de 15 a 18 de outubro, das 10h às 20h, no São Paulo Expo. Em sua 14ª edição, a FE destaca o conceito de Inteligência Empreendedora (IE), que envolve o que a instituição desenvolveu ao longo dos mais de 50 anos de atuação.

Loja do Futuro 

Outra iniciativa essencial para o fortalecimento da gestão das empresas é o programa Loja do Futuro. Por meio da parceria entre o Sebrae-SP, a FecomercioSP e os Sindicatos Patronais filiados à Federação, o projeto promove a capacitação em IA e tecnologias aplicadas ao Comércio e aos Serviços

Essa atuação conjunta garante mais representatividade, amplia a cultura de inovação entre os empresários e promove condições para que os negócios sejam mais competitivos. Os Sindicatos, nesse contexto, são protagonistas na divulgação do programa Loja do Futuro e no engajamento das empresas associadas.

Ao unir esforços, as entidades contribuem para que a inovação seja compreendida não apenas como tecnologia, mas também como melhoria de processos, atendimento e modelos de negócio. Essa visão fortalece a resiliência do setor, amplia a competitividade e prepara as empresas para enfrentar os desafios do presente e do futuro. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/inovacao-digital-estimula-a-competitividade-no-setor-de-servicos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

AGU pede mais tempo para regular uso da cannabis medicinal

Vale-alimentação deve passar por mudanças em outubro