O programa Coopera+, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), está investindo R$ 16,9 milhões para impulsionar a industrialização da cadeia da reciclagem no Distrito Federal. A iniciativa tem como foco a estruturação e qualificação de cooperativas de catadores, com o objetivo de ampliar a produtividade e a renda dos trabalhadores, profissionalizar a gestão e fomentar a economia circular de forma inclusiva e sustentável.
Em entrevista ao videocast Sinal Aberto, o gerente da Unidade de Fomento às Estratégias ESG da ABDI, Rogério de Araújo, explica os pilares do Coopera+ e como o programa está alinhado à missão da Agência de fomentar o desenvolvimento industrial com responsabilidade ambiental e impacto social. Rogério detalha a entrega de equipamentos para as cooperativas, o apoio técnico por meio de consultorias especializadas e os mecanismos de monitoramento dos resultados esperados — como o aumento de até 30% na produtividade e 20% na renda dos catadores.
O Coopera+ foi concebido como um modelo com potencial de ser replicado em outras regiões do Brasil. Embora o plano de expansão ainda esteja em fase de construção, a iniciativa já aponta caminhos para o fortalecimento de políticas públicas sustentáveis e integradas em escala nacional.
O último episódio completo do Sinal Aberto está disponível no canal da ABDI no YouTube, com trechos também nas redes sociais da Agência.
Sobre o convidado
Rogério de Araújo é economista formado pela UnB, mestre e doutor em Economia pela Unicamp, com especializações em Gestão Tributária (Universa/DF) e em ESG e Sustentabilidade Corporativa (FGV). Atua há 20 anos na ABDI, com experiência em inteligência, planejamento, gestão e sustentabilidade. É membro titular do Comitê da Estratégia Nacional de Economia Circular e do Comitê do Programa Selo Verde, coordenado pelo MDIC.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/coopera-abdi-fortalece-reciclagem-e-cooperativas-no-df/