A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) terá presença estratégica na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A Agência foi selecionada para apresentar um painel na Zona Azul, considerada o coração da cúpula, onde ocorrem as negociações oficiais e a Cúpula de Líderes Mundiais.
No dia 19 de novembro, a ABDI realizará o painel A Bioeconomia como Caminho para a Transição Ecológica e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, reunindo representantes de governos, setor produtivo, academia e sociedade civil. O objetivo é fortalecer a agenda da bioeconomia como vetor estratégico da transição ecológica e reafirmar o papel da ABDI como articuladora de políticas industriais e de inovação voltadas à sustentabilidade.
A participação da Agência foi oficializada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), que anunciou, na última quinta-feira (25/9), a lista de entidades selecionadas para apresentar painéis durante a cúpula. Das cerca de 1.270 propostas recebidas, apenas 140 foram aprovadas na chamada pública coordenada pelo MMA.
Durante o painel, a ABDI apresentará os resultados preliminares do Plano de Transformação Ecológica da Bioeconomia na Amazônia Ocidental (PTEB), desenvolvido em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Com investimento de quase R$ 650 mil, a iniciativa mapeia gargalos, oportunidades e estratégias para consolidar uma bioeconomia amazônica capaz de integrar sociobiodiversidade, ciência e inovação às oportunidades geradas pela Zona Franca e pelo Polo Industrial de Manaus (PIM).
A expectativa é fortalecer a agenda da bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável, inclusão territorial e enfrentamento das mudanças climáticas.
ABDI na Zona Verde
Ao longo da cúpula, de 10 a 21 de novembro, a ABDI também manterá um estande na Zona Verde, espaço voltado à sociedade civil e à divulgação de soluções climáticas. Com 70 m², o estande foi projetado para ser um hub de conexões estratégicas, com auditório para até 25 pessoas, sala de reuniões e gravações, área dedicada ao programa Recircula Brasil e uma cafeteria do projeto Café Amazônia Sustentável. O espaço receberá debates e atividades sobre economia circular, energia, indústria, mercados de carbono, agricultura familiar e outros temas centrais para a transição ecológica, alinhados ao Plano Clima, que guiará as ações nacionais de enfrentamento à crise climática até 2035.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-apresenta-painel-na-zona-azul-da-cop30-palco-das-negociacoes-globais-sobre-o-clima/