A Controladoria-Geral da União (CGU), participou, nos dias 18 e 19 de setembro da Semana da Integridade da Corregedoria do Ministério da Educação (MEC). A corregedora-geral da União (CRG), Fernanda Álvares Rocha, foi convidada a participar da mesa de abertura, ao lado do corregedor do MEC, Daniel Lara; da assessora especial de Controle Interno, Jussara Mendes; e do corregedor adjunto do MEC, Jorge Mourão, todos eles sãos servidores da CGU.
O encontro reuniu 80 participantes, em sua maioria representantes de corregedorias de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que participaram da roda de conversas no primeiro dia.
“Nós, da CRG, temos trabalhado de forma integrada com a Corregedoria do MEC, buscando o fortalecimento da gestão correcional, principalmente quando falamos das IFES, tendo em vista a sensibilidade das ocorrências, muitas vezes envolvendo casos de assédio moral e sexual”, disse a corregedora-geral da União, Fernanda Álvares Rocha.
Os dois dias de evento contaram com painéis temáticos e oficinas práticas voltadas ao fortalecimento da ética, ao combate ao assédio e à melhoria dos procedimentos correcionais nas entidades vinculadas à pasta.
Na manhã do primeiro dia da programação, o diretor de Investigações e Operações da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) da CGU, Fabian Maia, conduziu o painel Projetando o Processo Disciplinar: O Planejamento a Favor da Investigação.
À tarde, a auditora federal de Finanças e Controle, Aline Dutra, que é chefe na Coordenação-Geral de Uniformização de Entendimentos da Corregedoria-Geral da União, apresentou o painel Assédio e Discriminação nas IFEs: Enfrentamento e Novos Marcos.
No segundo dia, Fabian Maia liderou a oficina Dinâmicas de Proteção a Pessoas Vulneráveis em Processos de Assédio; e Aline Dutra, a oficina Assédio e Discriminação nas IFEs: Da Escuta à Responsabilização.
O encerramento do encontro, conduzido por Daniel Lara e Jussara Mendes, destacou a relevância do diálogo e da articulação entre as instâncias de integridade, com vistas ao fortalecimento da ética, à atuação conjunta no enfrentamento ao assédio e à constante melhoria dos procedimentos correcionais, reafirmando o compromisso com o estreitamento das relações entre as instâncias correicionais no contexto do ensino superior.
Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/09/cgu-participa-da-semana-da-integridade-da-corregedoria-do-mec