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Solução da Bahia premiada em edital da ABDI usa IA para impulsionar vendas de pequenas empresas

Uma solução criada na Bahia que aplica inteligência artificial para transformar interações comerciais em relatórios, insights práticos e vendas reais foi uma das iniciativas selecionadas pelo edital E-commerce.BR, parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O projeto recebeu aporte de R$ 380 mil para atender 60 empresas baianas na etapa piloto. 

Inscrita na categoria Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, a solução prevê ganhos diretos para as empresas atendidas, fortalecendo sua atuação no ambiente digital. A expectativa é que as empresas atendidas avancem 20% em maturidade digital, com aumento de 5% em produtividade, com equipes de vendas mais produtivas, e ampliem em 15% as vendas no e-commerce.  

“Isso significa processos mais ágeis, melhor aproveitamento dos contatos com clientes e maior capacidade de competir em um mercado cada vez mais orientado por dados”, explica Isabel Sartori, coordenadora da Câmara de Inovação e Tecnologia da Fecomércio Bahia.  

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Rede de Inovação 

O projeto é resultado de uma rede de inovação que reúne a Fecomércio/BA, o Sebrae/BA e a startup Quipu, da Cubos Tecnologia. A Quipu é responsável pela solução tecnológica baseada em inteligência artificial; a Fecomércio do estado lidera a mobilização e a seleção das empresas participantes; e o Sebrae local conecta essas empresas ao ecossistema de inovação por meio de seu portfólio de produtos e serviços.  

“A conquista desse prêmio é simbólica por dois motivos: mostra a força do ecossistema baiano no cenário nacional e comprova que o comércio e serviços podem ocupar espaço de protagonismo na pauta de inovação do Brasil”, reforça a coordenadora.   

Desigualdade regional 

O comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões no Brasil em 2024, crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. Apesar do crescimento, a concentração ainda é alta: o Sudeste responde por 77,2% das vendas on-line, enquanto o Nordeste, onde a Quipu atua, representa apenas 5,5%. 

“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm grande potencial econômico, mas enfrentam dificuldades de infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC ajudam a criar um ambiente mais justo e favorável para que micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar e crescer”, avalia Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI. 

E-commerce.BR 

O edital acaba de premiar e selecionar nove projetos que avançam para a fase piloto, voltada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Só no Nordeste, serão investidos R$ 1,5 milhão nas quatro iniciativas premiadas da região – além da Bahia, projetos de Alagoas, Piauí e Paraíba também foram contemplados.  

Concluída essa etapa, três iniciativas serão escolhidas para a fase de escala, que contará com um aporte adicional de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI. Essa nova fase possibilitará ampliar o alcance das soluções, beneficiando um número maior de empresas, setores e localidades 

Ao todo, o edital destinará R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas on-line, e até o fim de 2026, a Agência prevê impactar mais de 1.500 empresas nas três regiões do país, ampliando a participação de MPMEs no comércio digital e estimulando a geração de emprego e renda. 

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/solucao-da-bahia-premiada-em-edital-da-abdi-usa-ia-para-impulsionar-vendas-de-pequenas-empresas/

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