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E-commerce.BR: projetos de Goiás recebem R$ 760 mil para impulsionar vendas on-line de MPMEs

Dois projetos de Goiás integram a lista dos nove vencedores da segunda etapa do edital E-commerce.BR, iniciativa promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que disponibiliza R$ 4,92 milhões para fortalecer o comércio eletrônico de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As iniciativas GO+Ecommerce, de Goiânia, e REDEComércio Digital, de Anápolis, receberam R$ 380 mil cada para a execução de pilotos com duração de seis meses, previstos para começar já em setembro.

Goiás e Mato Grosso do Sul foram os únicos estados com dois projetos contemplados. Assim como os demais vencedores, as iniciativas goianas são desenvolvidas em rede e se somam a outras sete propostas vindas de Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí e Rondônia.

GO+Ecommerce: capacitação para alavancar vendas digitais em Goiás

Composto pelo Instituto Euvaldo Lodi Goiás, em parceria com o Sebrae (GO), o Hub Goiás e a Fecomércio Goiás, o GO+Ecommerce foi criado para capacitar e apoiar pequenos negócios na estruturação, operação e otimização de canais de vendas on-line. A iniciativa busca ajudar as empresas a superarem desafios relacionados a marketing digital, gestão financeira, logística e experiência do cliente.

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Inscrito na categoria Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos do edital, o projeto atenderá 65 empresas de Goiás na fase piloto. A meta é aumentar em 20% a maturidade digital e em 30% as vendas on-line das empresas atendidas, preparando-as para competir de forma sustentável em um mercado que cresce a uma taxa estimada de 15% ao ano.

A capacitação será organizada em módulos que abrangem desde o uso de plataformas de e-commerce, como Shopify e Nuvem Shop, até integração de soluções de pagamento, estratégias de marketing digital e melhoria na experiência do cliente.

A metodologia foi adaptada à realidade das micro e pequenas empresas, permitindo que cada uma avance conforme seu estágio de maturidade digital. O uso de inteligência artificial é um diferencial, oferecendo insights personalizados durante a jornada e contribuindo para a elaboração de planos de ação sob medida, com base em diagnósticos individuais. O objetivo é elevar a maturidade digital das empresas, aumentar a produtividade e expandir as vendas on-line.

“Este projeto se alinha diretamente às necessidades de digitalização das empresas brasileiras, oferecendo não apenas capacitação técnica, mas também a inserção de uma cultura de inovação”, afirma a coordenadora do GO+Ecommerce, Gracielle Guedes.

Elo Digital fortalecerá a economia digital em Anápolis

O projeto Elo Digital, apresentado pela REDEComércio Digital – formada pela Action Consultoria, Assespro-GO e Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) – também foi premiado pelo edital da ABDI. A iniciativa busca atuar como ponte entre o comércio local e a economia digital do município, terceiro mais populoso de Goiás e segunda maior força econômica do estado.

Inscrito na categoria Comunicação e Integração Digital, o projeto tem como foco combater a chamada “invisibilidade digital” das micro, pequenas e médias empresas. A proposta combina plataforma multiempresarial de e-commerce regional, sistema de cashback local e academia de capacitação empresarial digital, oferecendo tecnologia acessível, suporte próximo e estratégias de fidelização.

Durante os seis meses de piloto, 150 empresas de Anápolis receberão diagnósticos de maturidade digital e apoio na criação de vitrines virtuais, garantindo presença on-line estruturada. O trabalho inclui ainda capacitação prática em marketing digital e vendas on-line, além de campanhas comunitárias que incentivem consumidores a prestigiar o comércio local.

Após a capacitação e implantação das soluções, o projeto espera atingir 20% de aumento no Índice de Maturidade Digital das empresas participantes. Em até um ano, a meta é alcançar 50% de crescimento na presença digital e 50% de aumento médio nas vendas on-line dos negócios.

“Estamos entrando em uma fase decisiva. O piloto do Elo Digital será a oportunidade de comprovar, na prática, que é possível fortalecer o comércio local com soluções simples, acessíveis e de alto impacto”, afirma Freud Oliveira, coordenador do projeto (na foto, o segundo da dir. para a esq., com membros da rede).

Segundo ele, a expectativa é que em seis meses já seja possível mostrar histórias reais de transformação. “Queremos provar que o comércio de Anápolis pode competir de forma saudável e inovadora na nova economia digital”, completa.

Desigualdade regional

O comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões no Brasil em 2024, crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC. Apesar do crescimento, a concentração ainda é alta: o Sudeste responde por 77,2% das vendas on-line, enquanto o Centro-Oeste representa apenas 2,5%.

“As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm grande potencial econômico, mas enfrentam dificuldades de infraestrutura digital, logística e acesso a tecnologias. Ao investir na digitalização dessas áreas, a ABDI e o MDIC ajudam a criar um ambiente mais justo e favorável para que micro, pequenas e médias empresas locais possam inovar e crescer”, avalia Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI.

E-commerce.BR

O edital acaba de premiar e selecionar nove projetos que avançam para a fase piloto, voltada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Só no Centro-Oeste, serão investidos R$1,5 milhão nas quatro iniciativas premiadas na fase piloto – duas em Goiás e duas no MS.

Concluída a etapa piloto, três iniciativas serão escolhidas para a fase de escala, que contará com um aporte adicional de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI. Essa nova fase possibilitará ampliar o alcance das soluções, beneficiando um número maior de empresas, setores e localidades.

Ao todo, o edital destinará R$ 4,92 milhões para fomentar as vendas on-line, e até o fim de 2026, a Agência prevê impactar mais de 1.500 empresas nas três regiões do país, ampliando a participação de MPMEs no comércio digital e estimulando a geração de emprego e renda.

Foto: REDEComércio Digital/divulgação

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/e-commerce-br-projetos-de-goias-recebem-r-760-mil-para-impulsionar-vendas-on-line-de-mpmes/

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