in

ABDI passa a integrar Rede BIM de Governos Latino-Americanos

A atuação destacada da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na Estratégia BIM BR levou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) a convidar a Agência para integrar oficialmente a Rede BIM de Governos Latino-Americanos.

Com a decisão, a ABDI assume o posto de membro do Comitê Técnico “Alianzas con Redes Públicas” (Parcerias com Redes Públicas) do grupo, representada pelo analista de Inovação e Produtividade Leonardo Santana.

Formada por representantes governamentais de nove países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, México, Peru e Uruguai –, a rede tem por objetivo acelerar a transformação digital no setor público da construção civil por meio da metodologia BIM.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ingresso da ABDI na rede foi formalizado no momento que seus países-membros propõem um novo projeto de cooperação internacional junto ao BID denominado “Plataforma Regional para a Transformação Digital do Setor da Construção na América Latina e Caribe”.

A proposta tem por meta o enfrentamento de desafios comuns da região, como baixa produtividade, alta emissão de gases de efeito estufa e dependência tecnológica. Nela, prevê-se o desenvolvimento de ferramentas práticas de acesso regional, como portais técnicos, repositórios de projetos-piloto, visualizadores de projetos em formatos abertos e guias técnicos voltados à sustentabilidade, contratação pública e capacitação.

O Brasil formalizou sua adesão à proposta do novo projeto em uma Carta de Compromisso, ocasião em que os representantes brasileiros com atuação destacada na Estratégia BIM BR foram requisitados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – além de Leonardo Santana, foram convidados membros do MDIC, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Fiocruz, entidades com avanços igualmente significativos na adoção do BIM.

“A ABDI passa a integrar a rede com a disposição de somar, mas também de aprender”, afirma Santana. “A atuação do grupo em diferentes países amplia o intercâmbio de experiências, permite a construção de repositórios mais robustos e favorece uma indústria da construção mais sustentável em favor de um meio ambiente que não tem fronteiras”, completa.

Sobre a Rede BIM de Governos Latino-americanos

O grupo foi criado em 2019 com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no âmbito do Programa de Bem Público Regional. Seus parceiros trabalham de forma colaborativa para desenvolver atividades, estratégias comuns e outros conteúdos, gerando produtos que sirvam de suporte consultivo, informativo e de divulgação para o cumprimento dos objetivos da rede.

Entre as ações do grupo, destacam-se a criação de uma plataforma on-line própria, que atua como repositório centralizado de informações com a função de promover as atividades da rede e de seus países-membros, e o estabelecimento de cooperação com outras redes BIM globais, a exemplo da Global BIM Network, para ampliar seu alcance e promover o intercâmbio de experiências e de melhores práticas em escala mundial.

O grupo dedicou-se igualmente à organização de seminários internacionais abertos ao público em geral para disseminar o conhecimento sobre BIM. Outro marco importante foi a publicação de um documento que consolida as Estratégias BIM dos países-membros com um panorama claro e unificado das abordagens nacionais para implementação da metodologia.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-passa-a-integrar-rede-bim-de-governos-latino-americanos/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mercosul assina acordo de livre comércio com quatro países europeus